Fundamentos da negociação comercial

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Programa:

1.  Conceitos-chave em negociação (módulo e-learning)

  • Compreender a diferença entre vender e negociar.
  • Identificar as características de uma situação de negociação.
  • Recordar os conceitos básicos da negociação e as suas etapas.
  • Conhecer os 3 tipos de competências de negociação que deve desenvolver para ser um bom negociador.

 

2.  Estilos e estratégias de negociação (módulo e-learning)

  • Conhecer os 5 principais estilos negociação.
  • Identificar o seu estilo pessoal.
  • Compreender as duas concepções da negociação que servem de base a diferentes estratégias negociais.
  • Escolher a sua estratégia.

 

3.  Garantir o sucesso da negociação (módulo e-learning)

  • Reconhecer a importância de preparar as negociações.
  • Identificar os pontos-chave para planear as negociações.
  • Recolher a informação a analisar antes de negociar.
  • Dominar as 5 “Regras de Ouro” da negociação.

 

4.  Negociação intercultural (módulo e-learning)

  • Identificar a definição de cultura e as suas dimensões.
  • Caracterizar as implicações das dimensões de cultura para as organizações.
  • Reconhecer os principais desafios da negociação intercultural.
  • Lidar com as diferenças culturais de forma positiva.

 

5. Negociação com recurso às TIC (módulo e-learning)

  • Conhecer o modelo lugar-tempo de interacção social e as suas implicações para a negociação.
  • Reconhecer os efeitos das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no comportamento social
  • Recorrer a estratégias para aumentar a eficácia das negociações com recurso às TIC.

 

6. A criatividade na negociação (módulo e-learning)

  • Definir a criatividade.
  • Conhecer as principais ameaças à criatividade.
  • Treinar a sua criatividade através de exercícios.

Dirigido a:

  • Técnicos-comerciais com experiência.
  • Dirigentes comerciais.
  • Responsáveis de unidades.
  • Engenheiros comerciais.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Compreender a dinâmica das negociações comerciais.
  • Identificar o seu estilo pessoal de negociação.
  • Saber adaptar a sua abordagem à situação.
  • Lidar positivamente com contextos de negociação específicos: negociação intercultural e negociação com recurso às novas tecnologias.
  • Treinar a criatividade, competência fundamental de negociadores de sucesso.

Métodos:

  • 6 módulos online/10h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Desenvolver a sua capacidade de influência

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Programa:

1. Da influência à persuasão (módulo e-learning)

  • Distinguir os conceitos de influência e persuasão.
  • Compreender a relação entre o poder e a persuasão.
  • Reflectir acerca do lugar da ética na persuasão.

 

2. 6 Estratégias gerais de influência (módulo e-learning)

  • Identificar as 6 estratégias gerais de influência.
  •  Compreender quais os contextos favoráveis à sua utilização.
  •  Caracterizar as especificidades de cada estratégia.

 

3. Argumentar de forma mais persuasiva (módulo e-learning)

  • Desencadear o estado de busca de uma solução.
  • Conhecer a estrutura de um argumento persuasivo.
  • Utilizar a espiral da argumentação.
  • Utilizar documentos e suportes visuais durante a argumentação.
  • Compreender a importância de sincronizar com o cliente.
  • Preparar a argumentação.

 

4. Utilizar elementos persuasivos na comunicação (módulo e-learning)

  • Utilizar a comunicação verbal e não verbal como elemento persuasivo.
  • Compreender como os elementos da comunicação afectam o seu poder persuasivo.
  • Estruturar uma mensagem para ser mais clara e persuasiva.

 

5. As 2 vias para a persuasão (módulo e-learning)

  • Compreender o modelo das 2 vias da persuasão.
  • Aprender a construir uma mensagem persuasiva através da via central.
  • Identificar os aspectos de persuasão da via periférica.

Dirigido a:

  • Para quem pretenda conhecer técnicas e ferramentas para aumentar o poder de persuasão durante uma venda, negociação, reunião ou apresentação.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Conhecer as 6 estratégias gerais de influência.
  • Conhecer técnicas de reforço da persuasão na argumentação.
  • Organizar e estruturar as suas mensagens persuasivas.
  • Escolher uma via para a persuasão em função do perfil do interlocutor.

Métodos:

  • 4 módulos online/8h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Aperfeiçoamento nas técnicas de venda

is_elearningA venda é uma actividade complexa e gratificante, que exige dos seus profissionais uma constante busca de novas estratégias, uma focalização nas necessidades do cliente e, também, a capacidade de ultrapassar situações difíceis.
Actualmente, esta actividade é exercida por profissionais cada vez mais qualificados e para clientes cada vez mais exigentes e informados.
Torna-se, assim, imprescindível para todos os que aspiram ao sucesso profissional aprofundar as técnicas de venda, alargando as suas áreas de conhecimento ao campo da persuasão e da gestão de diálogos difíceis. Este curso irá precisamente permitir o desenvolvimento destas competências.

Programa:

1. Conceitos chave na venda

  • A venda e a função comercial.
  • Dois alicerces da venda.
  • Como é que os clientes compram.
  • O processo de vendas.

2. Os actores da venda

  • Os clientes e as suas necessidades.
  • O modelo ABC.
  • O GRID: Grupo Real de Influência e decisão.
  • O Vendedor: a sua motivação.

3. Estratégias de persuasão na venda

  • Os fenómenos de influência.
  • 6 estratégias de influência.
  • Aplicação das estratégias à venda.

4. Conseguir o acordo do cliente

  • Argumentar de forma persuasiva.
  • Lidar eficazmente com objecções.
  • Saber apresentar o preço.

5. Os diálogos difíceis na venda

  • Identificar situações difíceis.
  • Os 3 tipos de diálogo que ocorrem numa situação difícil  – pressupostos subjacentes.
  • Como transformar uma diálogo difícil num diálogo construtivo.

6. Ultrapassar situações difíceis na venda

  • 7 tipos de clientes.
  • As estratégias adequadas para lidar com cada um deles.

Dirigido a:

  • Todos aqueles que tenham uma actividade comercial e pretendam conhecer vários métodos e instrumentos práticos de venda e treinar as suas competências na entrevista de vendas.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Compreender a dinâmica da venda.
  • Identificar os instrumentos e intervenientes no processo de venda.
  • Aplicar as estratégias de persuasão ao contexto da venda.
  • Lidar positivamente com situações delicadas e clientes exigentes.

Métodos:

  • 6 módulos online/10h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Introdução às técnicas de venda

is_elearningA venda é actualmente uma actividade profissional exigente, difícil e complexa, exercida por uma multidão de pessoas cada vez mais qualificadas.
Para garantir o seu sucesso, estes profissionais devem investir continuamente no seu desenvolvimento, reflectindo acerca daquilo que fazem e da forma como o fazem, com abertura para adoptar instrumentos e procedimentos novos.
Neste curso vai conhecer vários métodos e instrumentos práticos de venda com o objectivo de incrementar a eficácia da sua acção comercial.

Programa:

1. 5 etapas para 5 desejos

  • A venda e o papel do vendedor.
  • Os 3 saberes fundamentais da profissão de vendedor.
  • Modelo eficaz de venda: as 5 etapas e os 5 desejos.

 

2. Preparar o êxito da entrevista de vendas

  • Definir objectivos SMART.
  • Informação a reunir antes de visitar o cliente.
  • O GRID e a sua influência no circuito de decisão de compra.

 

3. Descobrir as necessidades e motivações do cliente

  • Centrar-se nas necessidades do cliente.
  • Variáveis que influenciam o comportamento de compra.
  • Utilizar a técnica das perguntas para conhecer as motivações e critérios de decisão.

 

4. Argumentar para convencer o cliente

  • Reforçar o impacte dos seus argumentos.
  • Conseguir a concordância do cliente.
  • Responder às objecções do cliente.

 

5. Conduzir o cliente para o fecho da venda

  • Os pré-requisitos para fechar uma venda.
  • Identificar os sinais de compra.

 

6. Acompanhar para fidelizar o cliente

  • Como fidelizar o cliente e consolidar venda.
  • Um follow-up eficaz.

Dirigido a:

  • Todos aqueles que tenham uma actividade comercial e pretendam conhecer vários métodos e instrumentos.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Conhecer um modelo eficaz para abordar clientes e prospectos.
  • Criar e manter um clima de confiança com o cliente.
  • Saber argumentar em sintonia com as motivações do cliente.
  • Conhecer as técnicas de fecho para concluir uma venda.

Métodos:

  • Neste curso eLearning vai conhecer métodos e instrumentos para atingir os objectivos de cada fase da venda.
  • É apresentado um modelo eficaz de venda, associado aos desejos.
  • 6 módulos online/10h à distância
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Protocolo, Imagem e organização de eventos profissionais

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Programa:

1. A Organização a Imagem e o Protocolo

  • Reconhecer a importância da imagem da Organização.
  • Conhecer o conceito de protocolo.
  • Identificar as competências chave do responsável pela função protocolar e o âmbito de desempenho da função.
  • Analisar a importância da imagem individual para a imagem da Organização: Marketing Individual.

 

2. Protocolo Empresarial vs. Protocolo Social

  • Distinguir o conceito de Protocolo Empresarial do conceito de Protocolo Social.
  • Dominar as regras protocolares: as precedências estabelecidas na lei e as precedências de cortesia.
  • Saber como actuar em diferentes situações de acordo com as regras protocolares.

 

3. Estabelecer contactos em nome da Organização

  • Aplicar as regras de cortesia em situações profissionais: os critérios de eficácia de actuação de carácter representativo.
  • Identificar as diferenças protocolares de país para país.

 

4. Planeamento e Organização de eventos profissionais

  • Identificar regras gerais para o planeamento e organização de diferentes estilos de eventos.
  • Reconhecer procedimentos e instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos.
  • Conhecer os cuidados a ter em alguns eventos específicos.

 

5. Estabelecer uma relação eficaz com a comunicação social

  • Estabelecer contactos personalizados com os diferentes órgãos de comunicação social.
  • Elaborar e difundir comunicados: a imprensa escrita.
  • Intervir no planeamento e organização de conferências e comunicados de imprensa.

Dirigido a:

  • Para quem pretende agir com maior profissionalismo em campos de actuação protocolar e nas relações públicas.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Analisar a importância da imagem individual para a imagem da organização.
  • Conhecer e aplicar as regras protocolares e de cortesia quando estabelece contactos em nome da organização.
  • Identificar algumas regras e procedimentos que contribuem para o sucesso de eventos profissionais.
  • Conhecer as características e cuidados a ter na relação com a comunicação social.

Métodos:

  • Acompanhamento permanente: os formandos têm uma equipa de tutoria disponível para o esclarecimento de dúvidas técnicas, pedagógicas e de conteúdo.
  • Participação e interacção: os módulos desafiam a participação activa dos formandos, através de animações, exercícios, esquemas interactivos, auto-diagnósticos, etc.;
  • Avaliação: os formandos têm disponíveis vários exercícios e testes para aferir o seu progresso e grau de concretização dos objectivos.

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Introdução ao Marketing

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Programa:

1. O processo de Marketing

  • Analisar o mercado.
  • Fazer uma proposta de marketing.
  • Implementar um plano de marketing.

 

2. A análise SWOT

  • Aplicar a metodologia certa.
  • Realizar uma análise externa.
  • Realizar uma análise interna.
  • Tomar as decisões certas.

 

3. O plano de marketing

  • Estabelecer objectivos precisos e realistas que tragam resultados concretos.
  • Saber como implementar um objectivo.
  • Convencer os outros e planear eficazmente.

 

4. O marketing mix

  • Explicar os cinco componentes do marketing mix.
  • Definir o marketing mix e posicionamento.
  • Criar valor para o cliente.
  • Identificar os factores chave do sucesso.

 

5. A estratégia de comunicação

  • Ter em atenção o público-alvo.
  • Respeitar os objectivos.
  • Conceber a mensagem.
  • Escolher o meio de comunicação apropriado.
  • Garantir consistência entre a estratégia e a comunicação.

Dirigido a:

  • Dirigido a quem pretenda conhecer as principais ferramentas do Marketing e os principais factores a considerar na elaboração de uma estratégia de Marketing.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Compreender o papel, a função e as finalidades do marketing na empresa.
  • Conhecer as etapas do processo de Marketing.
  • Dominar as técnicas e instrumentos essenciais para participar activamente nas acções de marketing.

Métodos:

  • 5 módulos online/7h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Ferramentas para reuniões eficazes

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Programa:

1. Reuniões: quando e como preparar

  • Saber quais são os benefícios das reuniões e em que condições podem falhar
  • Identificar as principais etapas da preparação de uma reunião para evitar desperdícios de tempo e conseguir mais resultados

 

2. Estilos de Condução de Reuniões

  •  Quais são os 3 níveis de actividade de uma reunião;
  • As características e consequências de cada estilo de condução;
  • Comportamentos de apoio ao trabalho do grupo.

 

3. Conduzir uma Reunião

  • Como fazer uma introdução apropriada;
  • Adaptar o estilo de condução aos objectivos e aos participantes;
  • Como manter a discussão focalizada;
  • Como fazer um encerramento adequado.

 

4. Facilitar a Participação durante uma Reunião

  • Como agir perante cada tipo de participantes;
  • Os cuidados a ter com a comunicação verbal e não-verbal;
  • 3 Métodos para promover a participação;
  • Quais os fenómenos que podem prejudicar a produtividade dos grupos.

 

Dirigido a:

  • Todos aqueles que pretendam desenvolver as suas competências para liderar reuniões e conhecer algumas estratégias e ferramentas para as tornar mais eficazes.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Organizar reuniões
  • Conhecer as etapas da preparação
  • Conhecer diferentes formas de interacção com o grupo.

Métodos:

  • 4 módulos online/10h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Ferramentas para organizar melhor o seu tempo

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Programa:

1. Gestão do tempo: conheça as suas características pessoais (módulo e-learning)

  • Reconhecer as perspectivas-chave.
  • Clarificar o seu papel profissional relativamente à finalidade da sua função (missão).
  • Diagnosticar a utilização do seu tempo através de 4 níveis de análise.
  • Localizar os principais factores de desperdício de tempo.

 

2. Gestão do tempo: defina as suas prioridades (módulo e-learning)

  • Distinguir as duas dimensões-chave para a definição de prioridades
  • Clarificar as prioridades em função da técnica ACET.
  • Planificar as actividades com base nas prioridades.

 

3. Doze práticas para ganhar tempo (módulo e-learning)

  • Desenvolver uma estratégia que permita optimizar as relações com o meio.
  • Planificar as actividades com base nas prioridades.
  • Usar a agenda para planificar a actividade.
  • Reconhecer a importância da organização pessoal e do espaço de trabalho.

 

4. Gerir o stresse para ganhar tempo (módulo e-learning)

  • Saber identificar o stresse positivo e o stresse negativo.
  • Compreender as consequências do stresse na organização do trabalho pessoal.
  • Conhecer algumas estratégias de adaptação e controlo do stresse.

 

5. A delegação para a gestão do tempo (módulo e-learning)

  • Analisar as tarefas susceptíveis de serem delegadas.
  • Conhecer as vantagens e desvantagens da delegação.
  • Preparar as pessoas para a delegação.
  • Utilizar as quatro etapas do processo de delegação.

Dirigido a:

  • Para quem pretenda conhecer e adquirir um conjunto de instrumentos e técnicas para melhorar a sua organização pessoal e gestão do tempo.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Analisar as suas características pessoais face à gestão do tempo
  • Utilizar a técnica do ACET para classificar as suas prioridades
  • Conhecer ferramentas para gerir o tempo de forma eficaz

Métodos:

  • 5 módulos online/7h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Cultivar a orientação para o cliente na sua equipa

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Programa:

1. Os factores-chave de uma relação duradoura com o cliente (módulo e-learning)

  • Identificar os benefícios da fidelização de clientes
  • Definir os pontos críticos que permitem manter um cliente fiel.
  • Prioridade 1: reduzir as fontes de descontentamento.
  • Prioridade 2: entusiasmar o cliente.
  • Missão: relação cliente duradoura.

 

2. O papel do gestor na relação duradoura com o cliente (módulo e-learning)

  •  Estabelecer as ligações entre o trabalho da sua equipa e a satisfação dos clientes.
  •  Definir as atitudes do gestor orientadas para o cliente.
  •  3 alavancas para desenvolver a orientação para o cliente e seus colaboradores.

 

3. Gerir o entusiasmo do cliente (módulo e-learning)

  • À procura do entusiasmo perdido!
  • Identificar as prioridades de progresso.
  • Gerar o entusiasmo do cliente em 5 abordagens.
  • O entusiasmo do cliente: uma conquista individual e colectiva.

 

4. As reclamações numa relação duradoura com o cliente (módulo e-learning)

  •  Colocar o tratamento das reclamações à cabeça das suas prioridades!
  • Transformar a reclamação numa oportunidade para fidelizar.
  •  Introduzir o processo de tratamento de reclamações.

 

5. Dinamizar a cooperação interna em prol do cliente (módulo e-learning)

  • Definir o entusiasmo do cliente: um desafio colectivo.
  • Partilhar a mesma visão do cliente no seio das equipas.
  • Contratualizar as suas prestações internas.
  • Criar as condições de cooperação em torno do cliente.

Dirigido a:

  • Gestores, Chefes de equipa.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Compreender como a satisfação dos clientes contribui para o crescimento da empresa.
  • Identificar as práticas de gestão mais orientadas para o cliente.
  • Desenvolver a pró-actividade da sua equipa e a partilha com os outros serviços internos.
  • Identificar o papel de gestor na relação com o cliente.
  • Dominar os momentos-chave de satisfação do cliente e medir o impacto na actividade da vossa equipa.
  • Mobilizar os vossos colaboradores e as outras equipas internas, para uma resposta ao cliente criativa e satisfatória.

Métodos:

  • 5 módulos online/7 horas à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Introdução à gestão de projectos

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Programa:

1. Princípios-base da gestão de projectos (módulo e-learning)

  • Definir o ciclo de vida do projecto e estruturá-lo em milestones;
  • Conceber uma abordagem de gestão do projecto adaptada;
  • Implementar um sistema de monitorização do projecto.

 

2. O enquadramento do projecto (módulo e-learning)

  • Identificar a importância das fases de preparação;
  • Definir o âmbito e os objectivos do projecto.

 

3. Planeamento de projectos (módulo e-learning)

  • Avaliar as diferentes restrições temporais;
  • Utilizar essas informações para formalizar o projecto.

 

4. Elaborar um orçamento de projecto (módulo e-learning)

  • Fazer a estimativa do orçamento corretamente;
  • Dividi-lo ao longo do tempo;
  • Gerir o orçamento eficazmente.

 

5. Prever os riscos dos projectos (módulo e-learning)

  • Controlar os riscos que possam prejudicar o projecto;
  • Obter o envolvimento dos elementos da equipa de projecto na redução dos riscos.

Dirigido a:

  • Membros da equipa de projecto. Líderes de projecto ocasionais. Gestores de equipas de  projecto.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Usar instrumentos estandardizados de gestão de projectos.
  • Identificar o conteúdo do projecto e gerir o desempenho da equipa.
  • Gerir o tempo do projecto.
  • Identificar e gerir os custos e riscos do projecto.
  • Saber como trabalhar eficazmente numa equipa de project

Métodos:

  • Acompanhamento permanente: os formandos têm uma equipa de tutoria disponível para o esclarecimento de dúvidas técnicas, pedagógicas e de conteúdo;
  • Participação e interacção: os módulos desafiam a participação activa dos formandos, através de animações, exercícios, esquemas interactivos, auto-diagnósticos, etc.;
  • Avaliação: os formandos têm disponíveis vários exercícios e testes para aferir o seu progresso e grau de concretização dos objectivos.
  • 5 módulos online/7h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Liderar equipas para obter resultados

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Programa:

1. Liderança e gestão na condução das equipas (módulo e-learning)

  • Compreender o conceito de gestão.
  • Compreender em que é que a prática da gestão nas equipas difere da prática da liderança.
  • Compreender em que medida e porquê a liderança se tornou indispensável para a geração de equipas eficazes.

 

2. Estilos de liderança (módulo e-learning)

  • Conhecer as vantagens e desvantagens da liderança centrada nas pessoas vs liderança centrada na  tarefa.
  • Identificar o grau de maturidade dos seus colaboradores.
  • Conhecer os diferentes estilos de liderança e a saber adequá-los a diferentes situações.
  • Desenvolver uma relação de confiança com os colaboradores e participar na sua evolução.

 

3. Desenvolver e manter  a motivação da equipa (módulo e-learning)

  • Distinguir entre motivação intrínseca e motivação extrínseca.
  • Estabelecer e comunicar objectivos.
  • Utilizar recompensas e disciplina.
  • Distribuir recompensas equitativamente e como dar feedback atempadamente.

 

4. Liderança e acompanhamento do desempenho (módulo e-learning)

  • Compreender a necessidade de acompanhar o desempenho dos colaboradores.
  • Identificar o papel do líder como Coach e saber aplicar o Método MENTOR.
  • Compreender a importância do feedback do líder.

 

5. Conduzir e animar a dinâmica  interna da equipa (módulo e-learning)

  • Mediar conflitos no seio da equipa: gerir as diferenças com benefício para o desempenho.
  • Saber quando e para que objectivos partilhar as decisões com a equipa.
  • Utilizar técnicas de facilitação da criatividade para incentivar a equipa para a inovação.

Dirigido a:

  •  Responsáveis de equipas que pretendam desenvolver competências para exercer a liderança de forma mobilizadora e aprofundar as formas de acompanhamento da concretização dos objectivos

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Tomar contacto com as competências chave para exercer a liderança de forma mobilizadora e adquirir métodos e instrumentos de acompanhamento da concretização dos objectivos da equipa.

Métodos:

  • 5 módulos online/8h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Métodos e ferramentas para a tomada de decisão

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Programa:

1. Tomada de Decisão Individual (módulo e-learning)

  • Decidir como decidir: etapas do processo lógico/racional de decisão.
  • Pontos fortes e limites do método racional.
  • Avaliação do grau de incerteza e de risco.
  • Métodos para delimitar os problemas, critérios e alternativas.

 

2. Factores Pessoais na Tomada de Decisão (módulo e-learning)

  • Estilos individuais de tomada de decisão: auto-diagnóstico.
  • Distorções e “armadilhas” na recolha e análise de informação para a decisão.
  • “De vitória em vitória até à derrota final”: evitar a escalada irracional de compromisso.

 

3. Analisar a Informação para Decidir com Eficácia (módulo e-learning)

  • Decisão Assistida por Computador.
  • Suporte à decisão: a Informação certa, na hora certa, no formato adequado.
  • Antecipar cenários de aplicação  da decisão.

 

4. Decidir Individualmente ou em Grupo? (módulo e-learning)
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  • Graus de participação na tomada de decisão.
  • Vantagens e desvantagens  da decisão em grupo.
  • Problemas na tomada de decisão em grupo.
  • Técnicas de criatividade na tomada de decisão em grupo.
  • Decisão em grupos virtuais.
  • Ferramentas de apoio de CSCW.

 

6. Passar da Decisão à Acção (módulo e-learning)

  • Comunicar decisões: como garantir a adesão dos outros.
  • Conseguir a responsabilização de todos os implicados na decisão.
  • Elaborar um plano de acção coerente com a natureza da decisão.
  • Saber avaliar a eficácia das decisões: o balanço do plano de acção.

Dirigido a:

  • Dirigida a profissionais que pretendam desenvolver as suas competências de tomada de decisão, melhorando processos e métodos de análise da informação.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Desenvolver as competências de tomada de decisão, conhecendo métodos e instrumentos para melhorar a análise da informação.
  • Permite igualmente conhecer os comportamentos que, de forma não consciente, afectam negativamente os processos de decisão.

Métodos:

  • 4 módulos online/8h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês




Managerial Intelligence

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Programa:

1. Ter êxito nos primeiros passos como gestor (módulo e-learning)

  • Definir o que está em jogo na sua nova função de gestor.
  • Ter êxito nas primeiras etapas da sua nomeação.
  • Identificar os princípios-chave da delegação.

 

2. Os estilos de gestão (módulo e-learning)

  • Diferenciar os vários estilos de gestão.
  • Adoptar um estilo eficaz e evitar tornar-se ineficaz.
  • Adaptar o seu estilo à situação e aos seus colaboradores

 

3. Encorajar e manter a motivação da equipa (módulo e-learning)

  • Compreender como funciona a motivação.
  • Usar as alavancas motivacionais certas.
  • Levar a cabo uma delegação motivante.

 

4. Competências situacionais do gestor (módulo e-learning)

  • Diagnosticar a natureza de um problema.
  • Usar os conceitos-base da abordagem sistémica.
  • Compreender os diferentes níveis de percepção de uma situação, para agir eficazmente.

 

5. Competências relacionais do gestor (módulo e-learning)

  • Saber utilizar as ferramentas de informação e comunicação de acordo com a situação e as necessidades da equipa.
  • Saber preparar e animar uma reunião.
  • Saber preparar e conduzir uma entrevista individual: metodologia e comportamento.
  • Gerir situações delicadas.

 

6. Competências emocionais do gestor (módulo e-learning)

  • Compreender como funcionam as emoções.
  • Gerir as suas próprias emoções.
  • Gerir situações com forte carga emocional.

Dirigido a:

  • Chefias intermédias com novas responsabilidades ou que assumiram funções pela primeira vez.
  • Chefias intermédias com vários anos de experiência.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Tornar-se mais competente no seu papel através do uso de ferramentas e processos comprovados.
  • Aumentar a sua flexibilidade conhecendo os comportamentos apropriados a cada situação.
  • Agir eficientemente através da análise de riscos e problemas.
  • Construir boas relações de trabalho.
  • Otimizar o seu desempenho e impulsionar o seu desenvolvimento.

Métodos:

  • 6 módulos online/8h à distância.
  • e-Tutoria (acompanhamento individualizado do participante).

Datas/Locais:

Início
1º dia útil de cada mês