Gestão de recursos humanos para chefias directas e supervisores
1. Enquadramento da Função GRH na criação de valor do negócio
- Compreender a evolução histórica da Função Recursos Humanos na Gestão de Empresas.
- A evolução histórica dos paradigmas da gestão de talento.
- Medição do valor do negócio na actualidade – a relevância dos activos intangíveis para a competitividade das empresas.
2. Desenvolver e levar ao terreno a Estratégia de Capital Humano
- Interpretar o impacto da estratégia de negócio na gestão das pessoas e das equipas.
- Modelo de parceria das Chefias Directas com a DRH:
- balanceamento entre necessidades estratégicas (médio prazo) e operacionais (curto prazo) e entre a visão da chefia e visão da DRH;
- complementaridade de papeis da Chefia e da DRH na definição e execução das politicas e práticas de GRH.
3. Os papéis fundamentais de um Gestor de Pessoas
- Agir sobre a motivação e o compromisso.
- Desenvolver a confiança.
- Acompanhar o desempenho e desenvolver competências.
- Reconhecer e diferenciar contributos.
4. Desenvolver e Integrar os Sub-sistemas de Gestão de Capital Humano – as operações de GCH
- Modelo de inter-dependência dos processos.
- Aplicação dos sub-sistemas à missão da GCH – Identificar e Diferenciar, Atrair, Desenvolver, Reter o Capital Humano.
- Os diversos sub-sistemas de GRH:
- compreender e integrar os objectivos e aspectos críticos de cada sub-sistema;
- compreender e integrar o papel e intervenção esperada das chefias em cada sub-sistema.
Nota: Os sub-sistemas a abordar sobre os quais se fará recair a abordagem dos dois pontos anteriores são:
- Análise e Descrição de Funções;
- Sistema de Gestão por Competências;
- Sistema de Recrutamento, Selecção e Integração de Colaboradores;
- Sistema de Gestão da Formação e Desenvolvimento de Colaboradores;
- Sistema de Gestão de Desempenho;
- Sistema de Gestão de Carreiras;
- Sistema de Remunerações e Benefícios.
- Gestores, Supervisores e Chefias Operacionais com responsabilidade directa na gestão de pessoas e equipas.
No final da acção, os participantes serão capazes de:
- compreender a importância da GRH para a competitividade da empresa;
- saber interpretar o seu papel na implementação das políticas e práticas de GRH;
- compreender a inter-dependência, os objectivos e os aspectos críticos dos diferentes processos de GRH;
- utilizar os diferentes processos de GRH enquanto ferramentas para o desenvolvimento e sucesso
das suas equipas.
A orientação do curso fará apelo a uma pedagogia activa baseada num formato de workshop com recurso a:
- alternância entre exposição de conceitos e exercícios práticos de aplicação dos mesmos – individuais
e em grupo; - análise de casos em sub-grupos;
- debates dirigidos com participação activa do grupo;
- simulações de situações representativas do contexto profissional.
Se está interessado neste curso de formação, por favor, contacte-nos!