Microsoft Word – Utilização eficaz

Este curso permite-lhe dominar as funcionalidades mais úteis do Microsoft Word para conceber documentos profissionais.

Programa:

1. Criar e editar documentos através do Microsoft Word

  • Inserir e editar texto.
  • As funcionalidades de edição e gestão de conteúdos.

2. Formatar e gerir conteúdos profissionais

  • Formatar texto.
  • A utilização de limites e sombreados.
  • Os limites de página.
  • Formatar texto em tabelas.
  • A utilização de temas e estilos.

3. Utilizar as tabulações, tabelas, notas de rodapé e de fim

  • Definir tipo de tabulações.
  • Criar e gerir tabelas.
  • Alinhar tabela e conteúdo.
  • Criar notas de rodapé.
  • Criar notas de fim.

4. Gerir páginas, colunas e secções em documentos longos

  • A quebra de páginas.
  • Introduzir colunas e secções.

5. Aprender as funcionalidades de impressão no Microsoft Word

  • Margens e orientação.
  • Cabeçalhos e rodapés.
  • Pré visualização.
  • As opções de impressão.
  • A impressão em série.

6. Criar Índices

  • Criar índices de conteúdos e de legendas.
  • Modificar e atualizar o índice.

7. Criar e utilizar estilos

  • Criar, modificar, aplicar e eliminar estilos.
  • Visualizar estilos aplicados a documentos.
  • Transferir estilos entre modelos.
  • Organizar o documento na vista de destaques.
  • Organizar documento longo com base em subdocumentos.

8. Utilizar modelos na elaboração de documentos

9. Personalizar o Microsoft Word à sua função e actividade – Estudo de caso

Dirigido a:

  • Utilizadores do Microsoft Word que pretendam optimizar e aumentar a eficácia na produção e actualização de documentos em formato Word

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Conceber documentos profissionais de forma eficaz.
  • Utilizar funcionalidades do Microsoft Word.

Métodos:

  • Pedagogia baseada na metodologia hands on em que cada participante terá computador para experienciar os temas abordados e desenvolver exercícios práticos propostos.
  • Plano pedagógico com alternância entre exposições e exercícios práticos individuais.
  • Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes

Datas/Locais:

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Microsoft PowerPoint

Este curso permite-lhe adquirir conhecimentos para uma utilização avançada das principais funcionalidades do Microsoft PowerPoint.

Programa:

1. Introduzir o ambiente de trabalho do Microsoft PowerPoint

  • Descrever e personalizar a interface da aplicação.
  • Novo sistema de ficheiros.
  • Como obter ajuda.

2. Criar e organizar a apresentação

  • Inserir, repor e eliminar diapositivos.
  • Reutilizar diapositivos.
  • Inserir diapositivos a partir de destaques do Word.
  • Modificar o esquema de diapositivos.
  • Aplicar temas e estilos de fundo; Personalizar temas.
  • Adicionar cabeçalho e rodapé.
  • Modificar modelos globais de diapositivos, folhetos e notas.
  • Introduzir notas de orador.
  • Organizar os diapositivos nas vistas de destaques e organização de diapositivos.
  • Seleccionar, mover, copiar e eliminar diapositivos.
  • Ocultar diapositivos.

3. Produzir operações sobre texto e sobre objectos

  • Operações sobre texto:
    • seleccionar, mover e copiar texto;
    • marcas e numeração;
    • maiúsculas/minúsculas;
    • espaçamento entre linhas e parágrafos;
    • ortografia; Dicionário; Sinónimos.
  • Operações sobre objectos:
    • inserir e editar formas, imagens e caixas de texto;
    • seleccionar, mover, copiar, dimensionar, alinhar, distribuir, rodar, agrupar e desagrupar objectos;
    • modificar a ordem entre os objectos;
    • introduzir texto num objecto;
    • criar e personalizar tabelas.

4. Conhecer formas de conceber o documento “Apresentação” destinado à assistência

  • Cabeçalho e rodapé.
  • Esquema de impressão.
  • Imprimir; Opções de impressão.
  • Imprimir diapositivos ocultos.
  • Exportar diapositivos para o Word.

5. Apreender funcionalidades de apresentação de diapositivos

  • Definir a transição entre diapositivos.
  • Animar texto e objectos.
  • Definir tempos de transição.
  • Configurar apresentação.
  • Proceder à apresentação.
  • Navegar entre diapositivos.
  • Visualizar diapositivos ocultos.
  • Desenhar durante a apresentação.
  • Ler e tomar notas durante a apresentação.

6. Introduzir funcionalidades avançadas e de multimédia nas apresentações

  • Conceber botões de acção.
  • Ligar apresentações e introduzir hiperligações.
  • Inserir filmes numa apresentação.
  • Considerar efeitos nas apresentações.
  • Personalizar o PowerPoint.

Dirigido a:

  • Utilizadores do Microsoft Office que pretendem dominar as funcionalidades disponíveis noMicrosoft PowerPoint.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • saber produzir e organizar conteúdos em diapositivos de forma eficaz;
  • conhecer as operações de adaptação e modificação de conteúdos através das funcionalidades disponíveis no PowerPoint;
  • conceber apresentações utilizando funcionalidades mais avançadas disponíveis

Métodos:

  • Pedagogia baseada na metodologia hands on em que cada participante terá computador para experienciar os temas abordados e desenvolver exercícios práticos propostos.
  • Plano pedagógico com alternância entre exposições e exercícios práticos individuais.
  • Concepção de um projecto individual baseado na produção uma apresentação diferenciadora e de elevado impacto.

Datas/Locais:

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Microsoft Outlook

Programa:

1. Ambiente de trabalho

  • Descrever e personalizar a interface da aplicação.
  • Lista de pastas.
  • Outlook hoje.
  • Barra de ferramentas Avançada.
  • Como obter ajuda.

2. Visualizar responder e organizar mensagens

  • Identificar mensagens: Remetente, Assunto; Prioridade, Seguimento, Anexos.
  • Pré-visualizar, abrir e ler mensagens.
  • Abrir e guardar anexos.
  • Responder e reencaminhar mensagens.
  • Criar e organizar mensagens.
  • Compor e editar mensagens.
  • Adicionar anexos.
  • Definir prioridade das mensagens.
  • Sinalizar para seguimento.
  • Criar e utilizar assinaturas.
  • Localizar, filtrar, ordenar, agrupar e eliminar mensagens.
  • Utilizar categorias.
  • Organizar mensagens de correio electrónico em pastas.
  • Criar regras para organizar e gerir automaticamente as mensagens.
  • Utilizar o assistente para configurar o Outlook quando está fora do escritório.
  • Configurar as opções de correio.

3. Criar e organizar contactos

  • Adicionar, editar e eliminar contactos e listas de distribuição.
  • Criar contacto a partir de uma mensagem de correio electrónico.
  • Importar contactos a partir de ficheiros de outros programas.
  • Enviar mensagens a um ou mais contactos.
  • Enviar contactos a outros utilizadores.
  • Visualizar, Localizar, filtrar, ordenar e eliminar contactos.
  • Organizar contactos em pastas.
  • Imprimir informações sobre-contactos.

4. Criar e organizar notas

  • Criar e editar notas.
  • Visualizar notas.
  • Organizar notas em pastas.
  • Definir lembretes.
  • Configurar as opções de notas.

5. Tarefas

  • Criar, editar e atribuir tarefas.
  • Responder a pedido de tarefa.
  • Reatribuir pedido de tarefa recusado.
  • Enviar e receber relatório de estado da tarefa.
  • Marcar tarefa como concluída.
  • Tarefas periódicas.
  • Visualizar, localizar, ordenar e agrupar tarefas.

6. Calendário

  • Configurar as opções de calendário.
  • Navegar no calendário.
  • Criar e editar compromissos, acontecimentos e reuniões.
  • Definir lembretes.
  • Compromissos periódicos e privados.
  • Aceitar ou rejeitar pedido de reunião.
  • Reagendar reunião depois de enviar pedido.
  • Visualizar, localizar, ordenar, agrupar e eliminar compromissos, acontecimentos e reuniões.
  • Imprimir o calendário.

7. Colaboração

  • Partilhar pastas com outros utilizadores do grupo de trabalho.
  • Conceder permissões a delegados de um grupo de trabalho para agirem em seu nome.

8. Arquivo de ficheiros

  • Arquivar ficheiros manual ou automaticamente.
  • Importar ficheiros arquivados.
  • Configurar as opções de arquivo.

Dirigido a:

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Tornar-se mais eficaz na gestão das comunicações e mensagens.
  • Gerir o seu planning e as suas tarefas e dominar a gestão da agenda.
  • Partilhar as informações.
  • Explorar as potencialidades deste programa no que respeita às tarefas colaborativas.

Métodos:

  • Pedagogia baseada na metodologia hands on em que cada participante terá
    computador para experienciar os temas abordados e desenvolver exercícios práticos
    propostos.
  • Plano pedagógico com alternância entre exposições e exercícios práticos individuais.
  • Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes.

Datas/Locais:

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Microsoft Excel – Avançado

Programa:

1. Revisitar os cálculos (fórmulas e funções) e a criação de gráficos

  • Exercícios com fórmulas e funções:
    • fórmulas e cálculos com funções;
    • endereços absolutos, misto e relativos.
  • Exercícios com gráficos:
    • criar e manipular gráficos;
    • criar gráficos numa folha de cálculo e embutidos;
    • diferentes tipos de gráficos;
    • adição e remoção de itens em gráficos;
    • mover e dimensionar gráficos.

2. Criar fórmulas lógicas e estatísticas

  • Criação de Fórmulas Lógicas.
  • Criação de Fórmulas Estatísticas.
  • A formatação condicional.

3. Criar funções de pesquisa e de validação

  • Funções de Consulta e Referência ProcV, ProcH.
  • Aplicação de Critérios de Validação.
  • Atribuição de nome a referências.

4. Aplicar as funcionalidades de proteção de dados

  • Proteção de livros.
  • Proteção de folhas.

5. Ordenar e filtrar a informação

  • Ordenar dados.
  • Filtros de seleção.
  • Filtros Avançados.

6. Agrupar Dados

  • Destaques (Agrupar/Desagrupar).
  • Subtotais.

7. Criar tabelas e gráficos Dinâmicos

  • Criação e utilização de tabelas dinâmicas.
  • Agrupamento e sumarização de dados de tabelas dinâmicas.
  • Agrupamento de Itens da tabela Dinâmica.
  • Criação e Formatação de gráficos dinâmicos.

8. Criar funções financeiras e ferramentas de simulação

  • Cálculos com funções financeiras.
  • Cenários.
  • Tabelas de simulação.
  • Atingir objetivos.
  • Solver.

9. Aplicar funcionalidades de consolidação de dados

  • Consolidação de dados por referência.
  • Consolidação de dados por categoria.

10. Introduzir as macros

  • Gravar uma macro com o Assistente.
  • Referências absolutas e relativas.
  • Associar macro a um botão.

11. Personalizar e configurar do Excel

  • Personalização da barra do Excel.
  • Opções de trabalho.

Dirigido a:

  • Todos os utilizadores que pretendam atingir um nível de excelência na utilização do Microsoft Excel.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • optimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados;
  • importar e organizar dados;
  • realizar tabelas de previsão;
  • optimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos.

Métodos:

  • Pedagogia baseada na metodologia hands on em que cada participante terá computador para experienciar os temas abordados e desenvolver exercícios práticos propostos.
  • Plano pedagógico com alternância entre exposições e exercícios práticos individuais.
  • Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes.

Datas/Locais:

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Microsoft Excel – Aperfeiçoamento

O curso Microsoft Excel – Aperfeiçoamento permite-lhe adquirir um domínio sobre as principais funcionalidades do Microsoft Excel que permita uma utilização pessoal e profissional desta ferramenta.

Programa:

1. Apresentar o enquadrar o Microsoft Excel

  • Descrição gráfica da aplicação.
  • Navegação no Excel.
  • Introdução e manipulação de dados.
  • Manipulação de linhas e colunas.
  • Manipulação de folhas.
  • Mover e copiar dados.
  • Gravar e abrir documentos.

2. Formatar as células

  • Alterar o tipo de letra.
  • Definir Limites.
  • Alinhar o conteúdo das células.
  • Formatar números.
  • Definir preenchimentos das células.
  • Aplicar formatações automáticas.
  • Copiar formatações.

3. Realizar cálculos

  • Construir Fórmulas simples.
  • Cálculos com Funções (Soma, Média, Máximo, Mínimo).
  • Endereço absoluto e relativo.
  • Cópia de Fórmulas e Funções.

4. Modificar dados

  • Localizar e Substituir dados.
  • Criar, modificar e eliminar Comentários.
  • Validar a ortografia.

5. Criar gráficos e utilizar as funcionalidades disponíveis para formatar os gráficos produzidos

  • Criar gráfico numa folha de Cálculo.
  • Definir e alterar tipo de gráfico.
  • Formatar os elementos do gráfico.
  • Definir e alterar os dados do gráfico.
  • Indicar a localização do gráfico.

6. Aprender a utilizar as funcionalidades de impressão e configuração da página

  • Pré visualizar a folha de impressão.
  • Definir as opções de impressão.
  • Configurar o esquema de impressão.
  • Definir as margens do documento.
  • Colocar cabeçalhos e Rodapés.
  • Definir o intervalo de impressão.
  • Definir as quebras de página.

7. Aprender a utilizar as séries

  • Preenchimento automático de dados.
  • Utilizar séries de dados.
  • Construir listas personalizadas.

8. Copiar e interligar dados

  • Copiar Informação no Excel.
  • Criar interligações entre folhas.
  • Copiar informação entre o Excel e o Word.
  • Criar interligação entre o Excel e o Word.

9. Utilizar a ajuda do Excel

Dirigido a:

  • Todos os utilizadores que pretendam dominar as principais funcionalidades do Microsoft Excel.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • saber utilizar as principais fórmulas e funções do Microsoft Excel;
  • criar gráficos;
  • organizar e formatar a folha de cálculo para dispor e apresentar a informação de forma eficaz;
  • imprimir a informação utilizando as opções e funcionalidades disponíveis.

Métodos:

  • Pedagogia baseada na metodologia hands on em que cada participante terá computador para experienciar os temas abordados e desenvolver exercícios práticos propostos.
  • Plano pedagógico com alternância entre exposições e exercícios práticos individuais.
  • Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes.

Datas/Locais:

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ITIL 2011 – Foundation

Este curso permite-lhe compreender e aprofundar os princípios e boas práticas ITIL, como forma de estruturar os sistemas de informação de uma organização no sentido de aumentar a sua eficácia e qualidade.

Programa:

1 – Apresentar e enquadrar o ITIL no contexto da aprendizagem e da certificação

  • Objectivos de aprendizagem.
  • O sistema de certificações do ITIL.
  • Recomendações para o exame de certificação.
  • Glossário oficial.

2 – Compreender a gestão dos serviços como uma prática

  • Antecedentes e desafios actuais.
  • A cultura de serviço.
  • As melhores práticas.
  • A História e vantagens do ITIL.
  • O standard ISO/IEC 20000.
  • A certificação de um sistema de gestão de serviços.
  • Principais definições a considerar.
  • As funções, processos, papéis e responsabilidades no quadro da gestão dos serviços.

3 – Apreender o conceito de ciclo de vida dos serviços

  • As fases do ciclo de vida.
  • Os processos ITIL .

4 – Compreender a estratégia dos serviços

  • Finalidade, Metas e Objectivos, Âmbito, Valor para o negócio e Definições.
  • Processos da Estratégia dos Serviços (Finalidades, Objectivos, Âmbitos e Definições):
    • gestão do Portfolio de Serviços;
    • gestão Financeira para Serviços de TI;
    • gestão do Relacionamento com o Negócio.

5 – Compreender a importância da concepção dos serviços

  • Finalidade, Metas e Objectivos, Âmbito, Valor para o negócio e Definições.
  • Processos de Concepção dos Serviços (Finalidades, Objectivos, Âmbitos e Definições):
    • coordenação da Concepção;
    • gestão do Catálogo de Serviços;
    • gestão dos Níveis de Serviço;
    • gestão dos Fornecedores;
    • gestão da Disponibilidade;
    • gestão da Capacidade;
    • gestão da Segurança da Informação;
    • gestão da Continuidade dos Serviços de TI.

6 – Desenvolver o tema da transição dos serviços

  • Finalidade, Metas e Objectivos, Âmbito, Valor para o negócio e Definições.
  • Processos de Transição dos Serviços (Finalidades, Objectivos, Âmbitos e Definições):
  • Planeamento e Suporte da Transição;
  • Gestão das Alterações;
  • Gestão das Entregas e da Instalação;
  • Gestão dos Activos e das Configurações dos Serviços.

7 – Compreender a operação dos serviços

  • Finalidade, Metas e Objectivos, Âmbito, Valor para o negócio e Definições.
  • Processos de Operação dos Serviços (Finalidades, Objectivos, Âmbitos e Definições):
    • gestão de Eventos;
    • gestão de Incidentes;
    • resposta a Pedidos de Serviço;
    • gestão de Problemas;
    • gestão de Acessos;
    • funções de Operação dos Serviços.

8 – Desenvolver a melhoria contínua dos serviços

  • Finalidade, Metas e Objectivos, Âmbito, Valor para o negócio e Definições.
  • O Processo dos “Sete Passos para a Melhoria”

Dirigido a:

  • Diretores de Informática.
  • Gestores e Consultores IT responsáveis por equipas e/ou serviços de informática.
  • Técnicos nas áreas dos sistemas de informação e da qualidade.
  • Profissionais ligados a áreas de IT ou da gestão operacional que pretendam dominar umaframework reconhecida internacionalmente.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • compreender os conceitos de gestão de serviços IT e de ciclo de vida dos serviços;
  • apreender as boas práticas em que assenta o ITIL Foundation no âmbito da definição estratégica, concepção e operacionalização dos serviços IT;
  • desenvolver as práticas associadas à transição e melhoria contínua dos serviços IT;
  • preparar e orientar o estudo do ITIL com o propósito da certificação.

Métodos:

  • Pedagogia baseada na alternância entre exposições e exercícios práticos individuais e/ou em pequenos grupos.
  • Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes.

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IT Management

Programa:

1 – Identificar e aprofundar a importância da governação em tecnologias de informação no contexto da organização

  • Princípios e quadro estrutural da governação em TI.
  • Valor, utilidade e garantia na governação em TI.

2 – Compreender a gestão estratégica dos sistemas de informação

  • Definição da estratégia de negócio.
  • A operacionalização da estratégia de negócio – Balanced ScoreCard.
  • Objectivos inerentes aos sistemas de informação.
  • A estratégia dos sistemas de informação.
  • A gestão eficaz orientada pelos referenciais da tecnologia e pelos sistemas de informação.
  • A operacionalização da estratégia dos sistemas de informação.

3 – Desenvolver o conceito de portefólio de aplicações

  • Introdução do conceito de portefólio de aplicações em tecnologias de informação.
  • Desenvolvimento coerente de um portefólio de aplicações – estudo de caso.

4 – Compreender a gestão do investimento em tecnologias de informação

  • Orçamentação e repartição de custos e proveitos.
  • A gestão eficaz de fornecedores e multisourcing.
  • A gestão de benefícios.
  • Gerir um orçamento e um investimento em TI – estudo de caso.

5 – Apresentar a gestão dos serviços tecnológicos de uma organização

  • Enquadramento.
  • Gestão portefólio de serviços e catálogo de serviços.
  • Gestão de níveis de serviço.
  • Gestão de alterações.
  • Gestão de incidentes e problemas.
  • A melhoria contínua nos serviços tecnológicos de uma organização.

6 – Introduzir o tema de gestão de projectos em tecnologias de informação

  • Princípios, referenciais a considerar e contexto do projecto.
  • Definição de objectivos.
  • Metodologia de gestão de projectos aplicada às tecnologias de informação.
  • Os processos de gestão de projectos.
  • O fecho do projecto.

7 – Compreender a importância da gestão da segurança da informação

  • Principais conceitos sobre segurança da informação.
  • Avaliação e gestão integrada dos riscos.
  • Domínios prioritários para a implementação de controlos.
  • Protecção da informação crítica e continuidade do negócio.

Dirigido a:

  • Directores de informática; Gestores e consultores de TI com responsabilidades na definição da estratégia, na gestão do orçamento dos sistemas de informação e na gestão de projectos tecnológicos.
  • Informáticos que pretendem potenciar os seus conhecimentos de gestão eficaz dos sistemas de informação.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • alinhar os sistemas de informação com os objectivos estratégicos da organização e do negócio;
  • definir e organizar processos eficazes de gestão e suporte tecnológico, produção de inovação e desenvolvimento de projectos tecnológicos;
  • compreender a importância que assume a gestão do investimento em tecnologias de informação.

Métodos:

  • Pedagogia baseada na alternância entre exposições e exercícios práticos individuais e/ou em pequenos grupos.
  • Apresentação e discussão de estudos de caso que fundamentem os temas abordados.
  • Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes.

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Microsoft Project – Aperfeiçoamento

Este curso permite-lhe estruturar a preparação, planeamento e gestão de um projecto através do Microsoft Project, definindo um cronograma de actividades e uma alocação efectiva de recursos.

Programa:

1. Introduzir o Microsoft Project como ferramenta de gestão de projectos

  • Iniciar um projecto.
  • Definição das opções.
  • Criação e alteração de calendários.
  • Abertura de um novo projecto.

2. Definir das actividades de um projecto

  • Criação de actividades; Hierarquia das actividades (WBS).
  • Actividades sumário; Visualização e alteração dos níveis de hierarquia.
  • Criação de milestones.
  • Tipos de actividades; Unidades de tempo; Duração das actividades.

3. Criar a estrutura de um projecto através de um referencial de cronograma e relação de actividades

  • Relações de dependência entre actividades;
  • Formas de criar as relações de dependência;
  • Tipos de relações de dependência.
  • Outras características de uma relação de dependência.

4. Alocar e definir os recursos

  • Recursos do projecto.
  • Tipos de recursos.
  • Criação de um recurso.
  • Parametrização e calendário de um recurso.
  • Formas de alocação de um recurso.
  • Afectação de recursos em função do tipo de actividade.
  • Duração vs. Trabalho;
  • Afectação a tempo parcial;
  • Sobrecarga de recursos.

5. Aprofundar as características de uma actividade

  • Definição de prioridades;
  • Criação de restrições de datas.
  • Introdução de notas e anexos;
  • Criação de uma actividade recorrente.

6. Aprofundar as características de um recurso

  • Definição da sua disponibilidade.
  • Criação de tabelas de custos.
  • Introdução de notas e anexos.

7. Caracterizar opções avançadas na gestão de custos e recursos

  • Criação e Aplicação de diferentes tabelas de custos.
  • Aplicação de Work Contours.
  • Definição e aplicação de overtime.
  • Criação de custos fixos numa actividade;
  • Afectação de recursos de custo fixo.

8. Visualizar o projecto e introduzir os gráficos de Gantt

  • Aplicação e formatação de outras views.
  • Aplicação e formatação de outras tables.
  • Aplicação de filtros.
  • Definição e ordenação de grupos.
  • Visualizar gráficos de Gantt e opções disponíveis.
  • Personalização da escala de tempo.
  • Formatação de grelhas.
  • Criação e alteração de tipos de barras e de texto.
  • Opções de impressão.

9. Analisar a alocação de recursos

  • O Resource Usage e o Resource Graph;
  • Identificação de sobrecargas;
  • Personalização das vistas.
  • Acrescentar informação às vistas.
  • Opções de formatação.

10. Resolver problemas de sobrecarga de recursos

  • Considerações sobre o nivelamento de recursos;
  • Definição de parâmetros para o nivelamento;
  • Aplicação e anulação do nivelamento;
  • Análise na vista de Detail Gantt.

11. Introduzir métodos de acompanhamento de um projecto

  • O Tracking Gantt; Criação de uma Baseline e de planos interinos.
  • Actualização dos dados do projecto;
  • Actualização dos dados de uma actividade;
  • Criação de uma interrupção no projecto.
12. Criar relatórios no MS Project
  • Tipos de relatórios.
  • Visualização, paginação e impressão.
  • Criação de relatórios personalizados.

13. Exportar e analisar dados noutras aplicações

  • Criação e aplicação de mapas de exportação.
  • Exportação dos dados para o Excel.

14. Introduzir métodos de planeamento com múltiplos projectos

  • Projectos e subprojectos.
  • Inserir um projecto noutro.
  • Relações de dependência inter projecto.

15. Partilhar recursos

  • Criação de uma pool de recursos.
  • Actualização da pool de recursos.
  • Análise consolidada de todos os projectos que partilham a pool.
  • Considerações adicionais.

Dirigido a:

  • Chefes de projectos e membros de equipa de projecto encarregada da gestão da planificação e do acompanhamento de projectos.

Objectivos:

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • estruturar e planear um projecto com o Microsoft Project;
  • utilizar o Microsoft Project no acompanhamento da execução de um projecto;
  • executar tarefas de adaptação do Microsoft Project às suas necessidades específicas.

Métodos:

  • Pedagogia baseada na metodologia hands on em que cada participante terá computador para experienciar os temas abordados e desenvolver exercícios práticos propostos.
  • Plano pedagógico com alternância entre exposições e exercícios práticos individuais.
  • Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes.

Datas/Locais:

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