1. Ler o BALANÇO
- A perspectiva Contabilística.
- A perspectiva Financeira.
- A perspectiva dos Capitais.
- A ligação à Demonstração de Resultados.
- As várias rubricas do balanço.
2. Ler a CONTA DE RESULTADOS
- A formação do Resultado.
- Os diferentes tipos de Margens ou Resultados.
- Os Resultados por Naturezas dos Custos e dos Proveitos.
- Os Resultados por Funções Empresariais.
- A importância da Contabilidade de Gestão nos Resultados por Funções.
- A ligação ao Balanço.
3. Avaliar a PERFORMANCE FINANCEIRA da empresa
- O Equilíbrio Financeiro.
- O Fundo de Maneio Existente.
- O Fundo de Maneio Necessário.
- O ciclo da exploração: prazos de armazenagem, recebimento e pagamento.
- Os indicadores de Liquidez.
4. Avaliar a PERFORMANCE ECONÓMICA da empresa
- O Valor Acrescentado e a Produtividade.
- Determinação do E.B.I.T.D.A.
- Rentabilidade integrada: Fórmula “DuPONT”.
- Equilíbrio Económico.
5. Avaliar a PERFORMANCE DE FINANCIAMENTO
- A cobertura do imobilizado.
- A autonomia financeira.
- A solvabilidade.
- Administradores, Directores Financeiros e Gestores Financeiros;
- Contabilistas e Profissionais de gestão com responsabilidades nas áreas contabilísticas, financeiras e fiscais;
- Controllers, Revisores e Auditores;
- Outros interessados, nomeadamente, os demais colaboradores que exerçam funções nas áreas de marketing, estratégia, planeamento, recursos humanos e produção, entre outras.
No final da acção, os participantes serão capazes de:
- Interpretar a informação disponibilizada pelo Balanço e pela Demonstração de Resultados;
- Dominar e aplicar as ferramentas de Análise Económica e Financeira;
- Estabelecer uma abordagem estruturada dos trabalhos de análise.
- Analisar a performance Económica da empresa: prevenir as Crises de Rentabilidade e avaliar o efeito dos Capitais Alheios;
- Estabelecer um Quadro de Pilotagem das Actividades empresariais.
- Expositivo – concretizado pela exposição dos conteúdos programáticos, com o objetivo da envolvência dos formandos nos temas propostos pela ação. (Os recursos para atingir tal objetivo são a visualização e análise de materiais de apoio às sessões e à ação que são disponibilizados aos formandos)
- Interrogativo – para aferir a compreensão dos formandos sobre a matéria exposta.
- Ativo – ligação do tema a factos reais, através da aplicação de casos práticos, o que incentiva a discussão entre os formandos e formador sobre os temas/casos apresentados.