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Assertividade - Luanda Business School

Assertividade
Comunicação assertiva para promover o entendimento e fomentar os acordos

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Programa:

1. Identificar os direitos assertivos

  • Conhecer os direitos possíveis e realistas de cada um.
  • O sistema triplo de resposta: fisiológico, comportamental e cognitivo.
  • Diferenças entre pessoas aptas e não aptas.

2. Saber comunicar com os diferentes interlocutores

  • Elementos do processo de comunicação. Principais obstáculos.
  • Competências de conversação, de comunicação não-verbal e para-verbal.

3. Diagnosticar as situações difíceis

  • As causas dos desacordos, críticas e conflitos com os colaboradores.
  • O jogo das emoções e sentimentos das partes envolvidas

4. Lidar com os estilos de comunicação ineficazes

  • A agressividade: comportamento verbal e não-verbal.
  • A passividade: evitar tratar os conflitos.
  • A manipulação.
  • Consequências da utilização dos estilos ineficazes na equipa.
  • Identificação dos comportamentos em hierarquias e colaboradores.

5. Praticar a atitude afirmativa evitando os estilos ineficazes

  • Avaliação da assertividade, através de ferramentas de auto-análise e auto-observação.
  • Obstáculos ao comportamento assertivo.
  • Obter uma solução viável e realista: a resposta assertiva básica.
  • Tipos de resposta assertiva face a um colaborador.
  • Técnicas assertivas para discussões com um colaborador.
  • Favorecer a crítica construtiva: comunicar as percepções e sentimentos.
  • Aumentar a sua receptividade para receber críticas e encará-las como oportunidades.

Dirigido a:

  • Gestores e líderes de equipas (hierárquicos ou funcionais).
  • Todos os profissionais que necessitem potenciar uma atitude assertiva e melhorar a eficácia comportamental em situações de tensão ou conflito.

Objectivos:

Este curso permite enfrentar com mais auto-confiança e eficácia as situações em que sente ansiedade, frustração, dificuldade de comunicar com interlocutores difíceis, lidar com conflitos e enfrentar insucessos:

  • utilizar o auto-controlo e a auto-regulação das emoções;
  • reduzir as reacções emocionais ineficazes no relacionamento inter-pessoal;
  • saber lidar com os comportamentos negativos do outro;
  • desenvolver a auto-confiança;
  • gerir os desacordos com êxito e obter a adesão para os acordos finais.

Métodos:

Pedagogia activa com recurso a auto-diagnósticos, exercícios práticos e roleplays com feedback estruturado, para conhecer e experimentar novas ferramentas e adoptar novos comportamentos conducentes à auto-afirmação.

Datas/Locais:

Início
Fim
Horário
Local

Se está interessado neste curso de formação, por favor, contacte-nos!

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