1. Identificar os direitos assertivos
- Conhecer os direitos possíveis e realistas de cada um.
- O sistema triplo de resposta: fisiológico, comportamental e cognitivo.
- Diferenças entre pessoas aptas e não aptas.
2. Saber comunicar com os diferentes interlocutores
- Elementos do processo de comunicação. Principais obstáculos.
- Competências de conversação, de comunicação não-verbal e para-verbal.
3. Diagnosticar as situações difíceis
- As causas dos desacordos, críticas e conflitos com os colaboradores.
- O jogo das emoções e sentimentos das partes envolvidas
4. Lidar com os estilos de comunicação ineficazes
- A agressividade: comportamento verbal e não-verbal.
- A passividade: evitar tratar os conflitos.
- A manipulação.
- Consequências da utilização dos estilos ineficazes na equipa.
- Identificação dos comportamentos em hierarquias e colaboradores.
5. Praticar a atitude afirmativa evitando os estilos ineficazes
- Avaliação da assertividade, através de ferramentas de auto-análise e auto-observação.
- Obstáculos ao comportamento assertivo.
- Obter uma solução viável e realista: a resposta assertiva básica.
- Tipos de resposta assertiva face a um colaborador.
- Técnicas assertivas para discussões com um colaborador.
- Favorecer a crítica construtiva: comunicar as percepções e sentimentos.
- Aumentar a sua receptividade para receber críticas e encará-las como oportunidades.
- Gestores e líderes de equipas (hierárquicos ou funcionais).
- Todos os profissionais que necessitem potenciar uma atitude assertiva e melhorar a eficácia comportamental em situações de tensão ou conflito.
Este curso permite enfrentar com mais auto-confiança e eficácia as situações em que sente ansiedade, frustração, dificuldade de comunicar com interlocutores difíceis, lidar com conflitos e enfrentar insucessos:
- utilizar o auto-controlo e a auto-regulação das emoções;
- reduzir as reacções emocionais ineficazes no relacionamento inter-pessoal;
- saber lidar com os comportamentos negativos do outro;
- desenvolver a auto-confiança;
- gerir os desacordos com êxito e obter a adesão para os acordos finais.
Pedagogia activa com recurso a auto-diagnósticos, exercícios práticos e roleplays com feedback estruturado, para conhecer e experimentar novas ferramentas e adoptar novos comportamentos conducentes à auto-afirmação.