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Avaliação e gestão de desempenho - Luanda Business School

Avaliação e gestão de desempenho
Alinhar desempenhos construir compromissos e potenciar resultados

  • Visão integrada da gestão da performance organizacional – integra avaliação dos resultados organizacionais com resultados individuais (funções e competências).
  • Cria uma ligação firme entre aspectos a montante do sistema (Definição de Objectivos) e a jusante do sistema (desenvolvimento de competências).
  • Fornece princípios e ferramentas práticas facilmente acopláveis aos SAGD das empresas dos participantes.

Programa:

1. Integrar a avaliação e gestão de desempenho como um instrumento indispensável à gestão da organização

  • A importância da avaliação e gestão de desempenho para a organização.
  • A importância da avaliação e gestão de desempenho para os colaboradores.
  • A ligação da avaliação e gestão de desempenho com os sub-sistemas de gestão de recursos humanos.
  • Fazer o diagnóstico das práticas e das expectativas.

2. Conceber um sistema de avaliação e gestão de desempenho (SAGD)

  • Princípios e pressupostos orientadores de um SAGD.
  • As dimensões de performance numa organização:
    • performance estratégica;
    • performance operacional;
    • performance individual.
  • Principais componentes do SAGD:
    • processo;
    • intervenientes e responsabilidades;
    • instrumentos de monitorização e avaliação;
    • sistemas de Informação.
  • Gestão por objectivos: o “centro” de um SAGD:
    • alinhamento e desdobramento de objectivos;
    • indicadores e métricas;
    • fixação de objectivos: princípios e metodologias;
    • monitorização e acompanhamento de resultados: a gestão da acção.

3. Dominar a avaliação e gestão do desempenho individual

  • Confiança e motivação: impactos psicológicos do processo.
  • Avaliação, gestão e desenvolvimento de competências.
  • A definição e negociação de objectivos – o estabelecimento de compromisso entre chefia e colaborador.
  • As entrevistas de avaliação e gestão de desempenho.
  • A formação dos avaliadores.

4. Implementar um sistema de avaliação e gestão de desempenho

  • As etapas da implementação do sistema.
  • A campanha de divulgação.
  • A gestão da mudança.
  • O Sistema piloto – ano zero.
  • As correcções e os ajustamentos.

5. A avaliação de desempenho como critério de despedimento por extinção do posto de trabalho

  • Compreensão da nova lei.
  • Impactos da aplicação da nova lei.

Dirigido a:

  • Gestores de topo responsáveis pela gestão estratégica, gestão de operações e gestão de equipas.
  • Gestores e Técnicos de Recursos Humanos.
  • Gestores e Controllers de Planeamento e Controlo de Gestão.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • integrar a relevância e impactos da Avaliação e Gestão do Desempenho na gestão da organização;
  • compreender a inevitabilidade da integração das diferentes dimensões da performance organizacional;
  • participar activamente na concepção, implementação e operacionalização de um Sistema de Avaliação e Gestão de Desempenho.

Métodos:

A orientação do curso fará apelo a uma pedagogia activa baseada em:

  • alternância entre exposições teóricas e exercícios práticos – individuais e em grupo;
  • análise de casos em sub-grupos;
  • debates dirigidos com participação activa do grupo;
  • simulações de situações representativas  do contexto profissional.

Datas/Locais:

Início
06-11-2017
Fim
08-11-2017
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda