Elaborar um Business Plan - Luanda Business School Back to Top
  • info@lbs.co.ao

Elaborar um Business Plan - Luanda Business School

Elaborar um Business Plan
Como elaborar um plano de negócios

Programa:

1. Defender a sua estratégia

  • Analisar a posição estratégica actual: os três círculos da análise estratégica:
    • instrumentos de análise estratégica: segmentação, matrizes de Porter e Mackinsey, SWOT, cadeia de valor;
    • determinar um posicionamento e um modelo de negócio, missão da empresa, objectivos operacionais.
    • elaborar os planos de acção: investimentos, investigação, produção, comercial, recrutamento.

Exercício: definir as oportunidades e as ameaças do contexto, os pontos fortes e os pontos fracos de um projecto de investimento.

2. Elaborar as previsões de investimento e de actividade

  • Quantificar o custo do investimento e dos ganhos futuros.
  • Convencer da pertinência das hipóteses.
  • Abordagem “marketing” para avaliar ganhos futuros.
  • Calcular as necessidades de fundo de maneio (NFM).

3. Avaliar a rentabilidadeprevisional

  • Os parâmetros: custo inicial, fluxos futuros, duração e valor residual.
  • A taxa de actualização: custo dos capitais e prémio de risco.
  • Critérios de escolha: prazo, VAL, TIR, IR.
  • Realizar a análise de sensibilidade.
  • Medidas de criação de valor: EVA.

Exercício: avaliar a rentabilidade financeira de um projecto.

4. Financiar o seu projecto

  • Construir o quadro de fluxos previsional.
  • Determinar a necessidade de financiamento.
  • Avaliar a estrutura financeira a prazo: rácios de endividamento e capacidade de reembolso. Estudo de um caso: construir uma simulação completa.

5. Redigir o Business Plan

  • Conselhos práticos de redacção.
  • Apresentação de planos-tipo.
  • Importância dos documentos a fornecer em anexo.

Dirigido a:

  • Chefes de projecto.
  • Controladores de gestão.
  • Quadros financeiros, quadros comerciais, de produção e de I&D.
  • Responsáveis pela implantação de instrumentos e planeamento na empresa.

Objectivos:

No final da acção, cada participante estará apto a:

  • situar o seu projecto na estratégia da empresa;
  • avaliar a rentabilidade financeira do seu projecto;
  • elaborar um plano de financiamento previsional;
  • apresentar o seu plano de maneira convincente.

Métodos:

  • Exposições metodológicas e debates.
  • Estudo de casos sobre as etapas de elaboração de um Business Plan.
  • Análise estratégica até à simulação financeira.
  • Análise de situações apresentadas pelos participantes.

Datas/Locais:

Início
11-06-2018
Fim
13-06-2018
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda
Início
21-11-2018
Fim
23-11-2018
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda