1. Defender a sua estratégia
- Analisar a posição estratégica actual: os três círculos da análise estratégica:
- instrumentos de análise estratégica: segmentação, matrizes de Porter e Mackinsey, SWOT, cadeia de valor;
- determinar um posicionamento e um modelo de negócio, missão da empresa, objectivos operacionais.
- elaborar os planos de acção: investimentos, investigação, produção, comercial, recrutamento.
Exercício: definir as oportunidades e as ameaças do contexto, os pontos fortes e os pontos fracos de um projecto de investimento.
2. Elaborar as previsões de investimento e de actividade
- Quantificar o custo do investimento e dos ganhos futuros.
- Convencer da pertinência das hipóteses.
- Abordagem “marketing” para avaliar ganhos futuros.
- Calcular as necessidades de fundo de maneio (NFM).
3. Avaliar a rentabilidadeprevisional
- Os parâmetros: custo inicial, fluxos futuros, duração e valor residual.
- A taxa de actualização: custo dos capitais e prémio de risco.
- Critérios de escolha: prazo, VAL, TIR, IR.
- Realizar a análise de sensibilidade.
- Medidas de criação de valor: EVA.
Exercício: avaliar a rentabilidade financeira de um projecto.
4. Financiar o seu projecto
- Construir o quadro de fluxos previsional.
- Determinar a necessidade de financiamento.
- Avaliar a estrutura financeira a prazo: rácios de endividamento e capacidade de reembolso. Estudo de um caso: construir uma simulação completa.
5. Redigir o Business Plan
- Conselhos práticos de redacção.
- Apresentação de planos-tipo.
- Importância dos documentos a fornecer em anexo.
- Chefes de projecto.
- Controladores de gestão.
- Quadros financeiros, quadros comerciais, de produção e de I&D.
- Responsáveis pela implantação de instrumentos e planeamento na empresa.
No final da acção, cada participante estará apto a:
- situar o seu projecto na estratégia da empresa;
- avaliar a rentabilidade financeira do seu projecto;
- elaborar um plano de financiamento previsional;
- apresentar o seu plano de maneira convincente.
- Exposições metodológicas e debates.
- Estudo de casos sobre as etapas de elaboração de um Business Plan.
- Análise estratégica até à simulação financeira.
- Análise de situações apresentadas pelos participantes.