1ª parte – Formação prática de compradores
1. Compreender o posicionamento da função compras na empresa
- Missão estratégica e evolução das compras.
- O papel das compras no aumento da competitividade e rentabilidade das organizações.
- As dimensões das compras.
2. O processo das compras
- A componente estratégica e operacional.
- As competências, variáveis e questões críticas.
- Tipologias de compra.
- Estratégia de compras
- as 4 estratégias-chave.
3. Determinar as prioridades de actuação e exprimir as necessidades
- A lei de Pareto ou análise ABC e suas vantagens.
- O produto, o fornecimento: o papel das compras na concepção.
- O agrupamento de necessidades– contratos, encomendas abertas e o outsourcing.
4. Conhecer o mercado e seleccionar os fornecedores
- Os cadernos de encargos, funcional e técnico.
- Caracterização do mercado.
- Prospecção de mercado de fornecedores.
- O processo de selecção e avaliação de fornecedores.
- O impacto da qualidade dos fornecedores.
5. Distinguir o ganho das compras versus o custo das compras
- As variáveis de impacto positivo das compras na organização – os ganhos das compras.
- A decomposição de um preço – os seus factores de variação.
- O custo real da compra – total cost of ownership.
6. Negociar com os fornecedores
- Estimular a concorrência entre fornecedores.
- Métodos de análise comparativa das propostas.
- Preparação e desenvolvimento da negociação
7. Gerir as compras
- As alavancas de redução de custos.
- Qual a melhor organização para dar resposta ao desafio de compras?
- Os KPI’s essenciais à gestão de compras.
2ª parte – Gestão de armazém e de stocks
1. Compreender a importância e o papel da logística na empresa
- O que espera o cliente da logística.
- O papel da logística na empresa.
- A logística e as outras funções (compras, qualidade, produção, comercial).
2. Implementar soluções logísticas inovadoras
- As soluções clássicas.
- As soluções “por pedido a montante”.
3. Gerir o stock para suprimir as rupturas
- Os métodos clássicos de gestão de stocks.
- Planos de re-aprovisionamento.
- Conceitos-chave de compras, aprovisionamento e gestão de stocks
- Abordagem qualitativa, quantitativa e financeira dos stocks:
- definição;
- classificação/tipo de stock e seus comportamentos;
- análise ABC aplicada aos stocks;
- cálculo dos custos: de posse de stock e de passagem de encomenda.
4. Dominar os métodos de re-aprovisionamento
- O aprovisionamento periódico.
- O aprovisionamento por ponto de encomenda.
- Stock de segurança, sua composição e sua justificação.
- Calcular quantidades de: do stock de segurança, do nível de aprovisionamento, da quantidade económica da encomenda.
- A noção de disponível.
5. Contribuir para uma boa gestão das referências mais importantes
- Noções de gestão e controlo de stocks.
- A influência do comportamento dos fornecedores, comunicação e produtividade nos volumes de stock.
- O custo dos stocks.
- Os diferentes métodos para realização de inventário.
6. Compreender a importância da gestão do armazém para a logística e organização
- Os princípios da logística global, para melhor responder aos clientes às necessidades dos clientes.
- O armazém e a sua missão de serviço aos clientes (internos e externos).
7. Organizar uma logística física eficaz
- Inbound: a recepção e a armazenagem.
- Outbound: os princípios da organização dos armazéns e a preparação das encomendas: a expedição e a distribuição.
- A infra-estrutura e práticas a desenvolver para assegurar a necessária produtividade
- sistemas e equipamentos de localização e de movimentação de cargas.
- Princípios de armazenagem e de movimentação de materiais:
- definição das unidades de carga, de arrumação e movimentação mais apropriadas;
- utilização do espaço de forma eficiente;
- a produtividade dos movimentos;
- controlos dos movimentos/fluxos e das datas de entrada e localizações dos materiais em armazém;
- garantir a protecção adequada a pessoas, materiais e instalações.
8. Gerir e acompanhar a evolução do armazém
- O serviço ao cliente e a melhoria contínua.
- Gerir o desempenho e comunicar resultados.
- A relação da produtividade com os recursos.
- Responsáveis e chefes de serviços de compras.
- Compradores actuais ou futuros.
- Responsáveis de logística e de gestão de stocks.
- Técnicos de aprovisionamento, armazéns e gestão de stocks.
- Chefes de compras e armazéns
No final da acção, cada participante estará apto a:
- alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
- determinar correctamente as necessidades de compra da organização;
- gerir e avaliar os fornecedores;
- reduzir o custo global da compra e conseguir o rendimento máximo da importância gasta através de uma melhor organização das actividades de compra, estimulo de concorrência entre fornecedores, reforço das competências de negociação e melhoria do cumprimento de prazos;
- Adoptar e utilizar um conjunto coerente de métodos e instrumentos para:
- conhecer estratégias logísticas inovadoras e de sucesso;
- reorganizar os macro fluxos, físicos e de informação;
- gerir com eficácia um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes;
- organizar o armazém para melhor responder aos clientes (internos/externos);
- reduzir custos através da correcta definição de níveis de stockagem.
- Debate e troca de experiências.
- Técnicas e regras de actuação.
- Trabalhos práticos em grupo.
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