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Ciclo: Formação de compradores e stocks - Luanda Business School

Ciclo: Formação de compradores e stocks

Programa:

1ª parte – Formação prática de compradores

 

1. Compreender o posicionamento da função compras na empresa

  • Missão estratégica e evolução das compras.
  • O papel das compras no aumento da competitividade e rentabilidade das organizações.
  • As dimensões das compras.

2. O processo das compras

  • A componente estratégica e operacional.
  • As competências, variáveis e questões críticas.
  • Tipologias de compra.
  • Estratégia de compras
    • as 4 estratégias-chave.

3. Determinar as prioridades de actuação e exprimir as necessidades

  • A lei de Pareto ou análise ABC e suas vantagens.
  • O produto, o fornecimento: o papel das compras na concepção.
  • O agrupamento de necessidades– contratos, encomendas abertas e o outsourcing.

4. Conhecer o mercado e seleccionar os fornecedores

  • Os cadernos de encargos, funcional e técnico.
  • Caracterização do mercado.
  • Prospecção de mercado de fornecedores.
  • O processo de selecção e avaliação de fornecedores.
  • O impacto da qualidade dos fornecedores.

5. Distinguir o ganho das compras versus o custo das compras

  • As variáveis de impacto positivo das compras na organização – os ganhos das compras.
  • A decomposição de um preço – os seus factores de variação.
  • O custo real da compra – total cost of ownership.

6. Negociar com os fornecedores

  • Estimular a concorrência entre fornecedores.
  • Métodos de análise comparativa das propostas.
  • Preparação e desenvolvimento da negociação

7. Gerir as compras

  • As alavancas de redução de custos.
  • Qual a melhor organização para dar resposta ao desafio de compras?
  • Os KPI’s essenciais à gestão de compras.

2ª parte – Gestão de armazém e de stocks

 

1. Compreender a importância e o papel da logística na empresa

  • O que espera o cliente da logística.
  • O papel da logística na empresa.
  • A logística e as outras funções (compras, qualidade, produção, comercial).

2. Implementar soluções logísticas inovadoras

  • As soluções clássicas.
  • As soluções “por pedido a montante”.

3. Gerir o stock para suprimir as rupturas

  • Os métodos clássicos de gestão de stocks.
  • Planos de re-aprovisionamento.
  • Conceitos-chave de compras, aprovisionamento e gestão de stocks
  • Abordagem qualitativa, quantitativa e financeira dos stocks:
    • definição;
    • classificação/tipo de stock e seus comportamentos;
    • análise ABC aplicada aos stocks;
    • cálculo dos custos: de posse de stock e de passagem de encomenda.

4. Dominar os métodos de re-aprovisionamento

  • O aprovisionamento periódico.
  • O aprovisionamento por ponto de encomenda.
  • Stock de segurança, sua composição e sua justificação.
  • Calcular quantidades de: do stock de segurança, do nível de aprovisionamento, da quantidade económica da encomenda.
  • A noção de disponível.

5. Contribuir para uma boa gestão das referências mais importantes

  • Noções de gestão e controlo de stocks.
  • A influência do comportamento dos fornecedores, comunicação e produtividade nos volumes de stock.
  • O custo dos stocks.
  • Os diferentes métodos para realização de inventário.

6. Compreender a importância da gestão do armazém para a logística e organização

  • Os princípios da logística global, para melhor responder aos clientes às necessidades dos clientes.
  • O armazém e a sua missão de serviço aos clientes (internos e externos).

7. Organizar uma logística física eficaz

  • Inbound: a recepção e a armazenagem.
  • Outbound: os princípios da organização dos armazéns e a preparação das encomendas: a expedição e a distribuição.
  • A infra-estrutura e práticas a desenvolver para assegurar a necessária produtividade
  • sistemas e equipamentos de localização e de movimentação de cargas.
  • Princípios de armazenagem e de movimentação de materiais:
  • definição das unidades de carga, de arrumação e movimentação mais apropriadas;
  • utilização do espaço de forma eficiente;
  • a produtividade dos movimentos;
  • controlos dos movimentos/fluxos e das datas de entrada e localizações dos materiais em armazém;
  • garantir a protecção adequada a pessoas, materiais e instalações.

8. Gerir e acompanhar a evolução do armazém

  • O serviço ao cliente e a melhoria contínua.
  • Gerir o desempenho e comunicar resultados.
  • A relação da produtividade com os recursos.

Dirigido a:

  • Responsáveis e chefes de serviços de compras.
  • Compradores actuais ou futuros.
  • Responsáveis de logística e de gestão de stocks.
  • Técnicos de aprovisionamento, armazéns e gestão de stocks.
  • Chefes de compras e armazéns

Objectivos:

No final da acção, cada participante estará apto a:

  • alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
  • determinar correctamente as necessidades de compra da organização;
  • gerir e avaliar os fornecedores;
  • reduzir o custo global da compra e conseguir o rendimento máximo da importância gasta através de uma melhor organização das actividades de compra, estimulo de concorrência entre fornecedores, reforço das competências de negociação e melhoria do cumprimento de prazos;
  • Adoptar e utilizar um conjunto coerente de métodos e instrumentos para:
    • conhecer estratégias logísticas inovadoras e de sucesso;
    • reorganizar os macro fluxos, físicos e de informação;
    • gerir com eficácia um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes;
    • organizar o armazém para melhor responder aos clientes (internos/externos);
    • reduzir custos através da correcta definição de níveis de stockagem.

Métodos:

  • Debate e troca de experiências.
  • Técnicas e regras de actuação.
  • Trabalhos práticos em grupo.

Datas/Locais:

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Fim
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