Formação prática de compradores - Luanda Business School Back to Top
  • info@lbs.co.ao

Formação prática de compradores - Luanda Business School

Formação prática de compradores
O processo de compras: determinar necessidades seleccionar fornecedor e avaliar a sua qualidade avaliar custos negociar e métodos de gestão específicos

  • Abordagem transversal ao macro processo de compras, desde a interpretação da estratégia da empresa e definição da política de compras até à selecção de fornecedores e negociação.
  • Exploração prática e quantitativa do cálculo do custo total de compra e de posse.
  • Apresentação de boas práticas de trabalho com potencial de impacto elevado no curto prazo ao nível da redução da despesa.

Programa:

1. Compreender o posicionamento da função compras na empresa

  • Missão estratégica e evolução das compras.
  • O papel das compras no aumento da competitividade e rentabilidade das organizações.
  • As dimensões das compras.

2. O processo das compras

  • A componente estratégica e operacional.
  • As competências, variáveis e questões críticas.
  • Tipologias de compra.
  • Estratégia de compras
    • as 4 estratégias-chave.

3. Determinar as prioridades de actuação e exprimir as necessidades

  • A lei de Pareto ou análise ABC e suas vantagens.
  • O produto, o fornecimento: o papel das compras na concepção.
  • O agrupamento de necessidades– contratos, encomendas abertas e o outsourcing.

4. Conhecer o mercado e seleccionar os fornecedores

  • Os cadernos de encargos, funcional e técnico.
  • Caracterização do mercado.
  • Prospecção de mercado de fornecedores.
  • O processo de selecção e avaliação de fornecedores.
  • O impacto da qualidade dos fornecedores.

5. Distinguir o ganho das compras versus o custo das compras

  • As variáveis de impacto positivo das compras na organização – os ganhos das compras.
  • A decomposição de um preço – os seus factores de variação.
  • O custo real da compra – total cost of ownership.

6. Negociar com os fornecedores

  • Estimular a concorrência entre fornecedores.
  • Métodos de análise comparativa das propostas.
  • Preparação e desenvolvimento da negociação

7. Gerir as compras

  • As alavancas de redução de custos.
  • Qual a melhor organização para dar resposta ao desafio de compras?
  • Os KPI’s essenciais à gestão de compras.

Dirigido a:

  • Responsáveis e chefes de serviços de compras.
  • Compradores actuais ou futuros.
  • Funcionários que no exercício da sua função efectuam actos de compra.

Objectivos:

No final da acção, cada participante estará apto a:

  • alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
  • determinar correctamente as necessidades de compra da organização;
  • identificar e seleccionar a solução de compra que melhor satisfaz as necessidades identificadas;
  • gerir e avaliar os fornecedores;
  • reduzir o custo global da compra e conseguir o rendimento máximo da importância gasta através de uma melhor organização das actividades de compra, estimulo de concorrência entre fornecedores, reforço das competências de negociação e melhoria do cumprimento de prazos;
  • controlar a performance de compras e participar activamente na melhoria contínua da performance do serviço/departamento de compras.

Métodos:

  • Debate e troca de experiências.
  • Técnicas e regras de actuação.
  • Trabalhos práticos em grupo.

Datas/Locais:

Início
Fim
Horário
Local

Se está interessado neste curso de formação, por favor, contacte-nos!