- Abordagem transversal ao macro processo de compras, desde a interpretação da estratégia da empresa e definição da política de compras até à selecção de fornecedores e negociação.
- Exploração prática e quantitativa do cálculo do custo total de compra e de posse.
- Apresentação de boas práticas de trabalho com potencial de impacto elevado no curto prazo ao nível da redução da despesa.
1. Compreender o posicionamento da função compras na empresa
- Missão estratégica e evolução das compras.
- O papel das compras no aumento da competitividade e rentabilidade das organizações.
- As dimensões das compras.
2. O processo das compras
- A componente estratégica e operacional.
- As competências, variáveis e questões críticas.
- Tipologias de compra.
- Estratégia de compras
- as 4 estratégias-chave.
3. Determinar as prioridades de actuação e exprimir as necessidades
- A lei de Pareto ou análise ABC e suas vantagens.
- O produto, o fornecimento: o papel das compras na concepção.
- O agrupamento de necessidades– contratos, encomendas abertas e o outsourcing.
4. Conhecer o mercado e seleccionar os fornecedores
- Os cadernos de encargos, funcional e técnico.
- Caracterização do mercado.
- Prospecção de mercado de fornecedores.
- O processo de selecção e avaliação de fornecedores.
- O impacto da qualidade dos fornecedores.
5. Distinguir o ganho das compras versus o custo das compras
- As variáveis de impacto positivo das compras na organização – os ganhos das compras.
- A decomposição de um preço – os seus factores de variação.
- O custo real da compra – total cost of ownership.
6. Negociar com os fornecedores
- Estimular a concorrência entre fornecedores.
- Métodos de análise comparativa das propostas.
- Preparação e desenvolvimento da negociação
7. Gerir as compras
- As alavancas de redução de custos.
- Qual a melhor organização para dar resposta ao desafio de compras?
- Os KPI’s essenciais à gestão de compras.
- Responsáveis e chefes de serviços de compras.
- Compradores actuais ou futuros.
- Funcionários que no exercício da sua função efectuam actos de compra.
No final da acção, cada participante estará apto a:
- alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
- determinar correctamente as necessidades de compra da organização;
- identificar e seleccionar a solução de compra que melhor satisfaz as necessidades identificadas;
- gerir e avaliar os fornecedores;
- reduzir o custo global da compra e conseguir o rendimento máximo da importância gasta através de uma melhor organização das actividades de compra, estimulo de concorrência entre fornecedores, reforço das competências de negociação e melhoria do cumprimento de prazos;
- controlar a performance de compras e participar activamente na melhoria contínua da performance do serviço/departamento de compras.
- Debate e troca de experiências.
- Técnicas e regras de actuação.
- Trabalhos práticos em grupo.