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Orçamentação e Controlo de Gestão - Luanda Business School

Orçamentação e Controlo de Gestão

Programa:

1. Situar o controlo de gestão entre os diversos sistemas de informação da empresa

  • A contabilidade geral versus contabilidade analítica.
  • O contributo da contabilidade de gestão na recolha e tratamento da Informação.
  • O controlo orçamental versus controlo de gestão.

2. Dominar a lógica do procedimento Orçamental

  • As etapas do procedimento orçamental.
  • A definição de centros de responsabilidade orçamental.
  • O orçamento de vendas e dos encargos de vendas.
  • Os orçamentos de exploração.
  • O orçamento de tesouraria e o orçamento financeiro.
  • Ter em conta os Investimentos.
  • A conta de resultados e o balanço previsionais.

3. Desenvolver instrumentos de acompanhamento e de controlo das realizações

  • O que é preciso acompanhar e como?
  • Os orçamentos? Os produtos ou famílias de produtos? Os negócios, as actividades, os processos? Os custos, as margens?
  • Um modelo de desvios nas áreas operativas.
  • O controlo da actividade: a noção de orçamento flexível.
  • Introduzir a análise de desvios: desvios de actividade, de custos e de eficácia.
  • Propor as medidas correctivas.

4. Interpretar a Informação Contabilística

  • As várias ópticas para compreender o significado do balanço.
  • Saber interpretar ou calcular as rubricas respeitantes à actividade e à rentabilidade, pasmadas na Demonstração dos Resultados.

5. Acompanhar e Avaliar a Performance Financeira

  • Compreender o equilíbrio financeiro mínimo.
  • Determinar o fundo de maneio existente, saber propor “remédios” para o seu equilíbrio.
  • Avaliar o Ciclo de Exploração da empresa. Conhecer as ferramentas para a sua estabilização.
  • Interpretar os Indicadores de liquidez. Estabelecer alertas de controlo.
  • Avaliar os Fluxos de Caixa ocorridos nas áreas: operacional, investimento e financiamento.
  • Interpretar e calcular os indicadores de Endividamento.

6. Acompanhar e Avaliar a Performance Económica

  • Saber calcular o EBITDA. Interpretar o seu significado.
  • Metodologia de construção de uma pirâmide de indicadores de rentabilidade.
  • Avaliar o equilíbrio económico: rentabilidade dos investimentos versus custo dos financiamentos.

Dirigido a:

  • Colaboradores do Planeamento e Controlo de Gestão
  • Colaboradores das áreas Comercial e de Marketing
  • Colaboradores das áreas Industriais e de Produção
  • Todos os profissionais que tenham responsabilidades ao nível da recolha e tratamento de informação de Gestão.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • Interpretar as Demonstrações Financeiras
  • Desenhar um Modelo de Controlo de Gestão
  • Acompanhar as actividades, os Custos e as Margens
  • Estabelecer um Quadro de Indicadores (“tableau de bord”) para a Gestão

Métodos:

  • exposições e debates;
  • troca de experiências;
  • trabalhos práticos em subgrupos.

Datas/Locais:

Início
09-10-2017
Fim
11-10-2017
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda