1. Adaptar-se aos diferentes tipos de escrita
- Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita. Os diferentes tipos de textos.
- Identificar as dificuldades imediatas.
2. Analisar cada situação escrita com método
- Reconhecer a importância da comunicação escrita em contexto profissional.
- Adquirir técnicas de análise de conteúdo (cartas, circulares, notas, memorandos…).
- Definir os objectivos a alcançar.
- Contribuir para a eficácia do estilo: os diferentes estilos de redacção em função do assunto e do destinatário.
3. Construir o texto numa lógica e cronologia adequadas
- Estruturar o texto, seleccionar e ordenar as ideias com coerência. Sintetizar.
- Desenvolver argumentos que conduzam a uma conclusão.
- Utilizar os “articuladores” lógicos.
- Criar um plano de escrita.
4. Escrever para ser lido e compreendido
- Valorizar o vocabulário: abandonar as expressões estereotipadas.
- Escolher a palavra certa e compreensível.
- Obter uma escrita de qualidade: a coesão, clareza, concisão e dinamismo.
- Aplicar os princípios da sintaxe, rever as principais regras gramaticais. A importância do ritmo no texto profissional: saber pontuar.
- Sublinhar a importância dos aspectos sintácticos no discurso.
- Transformar o escrito profissional num escrito apelativo. O impacto
da apresentação.
5. Aplicar regras de redacção da acta de reunião
- Conhecer os diferentes tipos de actas segundo o objectivo da reunião.
- Identificar as dificuldades na tomada de apontamentos e na redacção de actas.
- Escutar para transcrever:
- evitar a deformação e/ou interpretação;
- tomar apontamentos e distinguir o essencial do acessório em função
do objectivo; - estruturar o plano: a cronologia das ideias expressas e a ordem lógica.
- Reformular e hierarquizar.
- Definir as regras da boa legibilidade.
- Escolher a apresentação gráfica a dar ao documento final.
6. Comunicar por e-mail
- Gerir eficazmente os e-mails: aspectos essenciais a reter:
- analisar a importância de uma correcta gestão dos e-mails;
- combater os e-mails em excesso;
- trabalhar em equipa.
- Criar mensagens electrónicas:
- analisar os destinatários;
- antecipar as reacções;
- estruturar a mensagem;
- técnicas de redacção de e-mails com impacto.
- Assistentes.
- Secretárias/Assistentes.
- Pessoal administrativo.
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- ganhar eficácia na concepção e redacção de textos
profissionais; - treinar métodos para analisar, estruturar ideias
e redigir textos mais facilmente; - adequar o vocabulário ao contexto e ao destinatário;
- garantir a efectividade da sua comunicação escrita.
Pedagogia activa e lúdica, alternando com:
- inúmeros exercícios práticos e trabalhos em sub-grupos, com o objectivo de incitar os participantes a aprofundar os seus conhecimentos e aplicá-los após o curso.