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Escrita profissional - Luanda Business School

Escrita profissional

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Programa:

1. Adaptar-se aos diferentes tipos de escrita

  • Descrever as situações profissionais que recorrem à escrita. Os diferentes tipos de textos.
  • Identificar as dificuldades imediatas.

2. Analisar cada situação escrita com método

  • Reconhecer a importância da comunicação escrita em contexto profissional.
  • Adquirir técnicas de análise de conteúdo (cartas, circulares, notas, memorandos…).
  • Definir os objectivos a alcançar.
  • Contribuir para a eficácia do estilo: os diferentes estilos de redacção em função do assunto e do destinatário.

3. Construir o texto numa lógica e cronologia adequadas

  • Estruturar o texto, seleccionar e ordenar as ideias com coerência. Sintetizar.
  • Desenvolver argumentos que conduzam a uma conclusão.
  • Utilizar os “articuladores” lógicos.
  • Criar um plano de escrita.

4. Escrever para ser lido e compreendido

  • Valorizar o vocabulário: abandonar as expressões estereotipadas.
  • Escolher a palavra certa e compreensível.
  • Obter uma escrita de qualidade: a coesão, clareza, concisão e dinamismo.
  • Aplicar os princípios da sintaxe, rever as principais regras gramaticais. A importância do ritmo no texto profissional: saber pontuar.
  • Sublinhar a importância dos aspectos sintácticos no discurso.
  • Transformar o escrito profissional num escrito apelativo. O impacto
    da apresentação.

5. Aplicar regras de redacção da acta de reunião

  • Conhecer os diferentes tipos de actas segundo o objectivo da reunião.
  • Identificar as dificuldades na tomada de apontamentos e na redacção de actas.
  • Escutar para transcrever:
    • evitar a deformação e/ou interpretação;
    • tomar apontamentos e distinguir o essencial do acessório em função
      do objectivo;
    • estruturar o plano: a cronologia das ideias expressas e a ordem lógica.
  • Reformular e hierarquizar.
  • Definir as regras da boa legibilidade.
  • Escolher a apresentação gráfica a dar ao documento final.

6. Comunicar por e-mail

  • Gerir eficazmente os e-mails: aspectos essenciais a reter:
    • analisar a importância de uma correcta gestão dos e-mails;
    • combater os e-mails em excesso;
    • trabalhar em equipa.
  • Criar mensagens electrónicas:
    • analisar os destinatários;
    • antecipar as reacções;
    • estruturar a mensagem;
    • técnicas de redacção de e-mails com impacto.

Dirigido a:

  • Assistentes.
  • Secretárias/Assistentes.
  • Pessoal administrativo.

Objectivos:

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • ganhar eficácia na concepção e redacção de textos
    profissionais;
  • treinar métodos para analisar, estruturar ideias
    e redigir textos mais facilmente;
  • adequar o vocabulário ao contexto e ao destinatário;
  • garantir a efectividade da sua comunicação escrita.

Métodos:

Pedagogia activa e lúdica, alternando com:

  • inúmeros exercícios práticos e trabalhos em sub-grupos, com o objectivo de incitar os participantes a aprofundar os seus conhecimentos e aplicá-los após o curso.

Datas/Locais:

Início
Fim
Horário
Local

Se está interessado neste curso de formação, por favor, contacte-nos!

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