Curso focalizado na experimentação/ensaio de ferramentas e processos para:
- trabalhar a criatividade e a inovação;
- identificar, organizar e interpretar factores-chave do contexto decisional;
- analisar actores estratégicos.
Capacitação em Estratégia de organizações e profissionais, “refrescando” os processos formais e tácitos de concepção e decisão estratégicas.
1. Os conceitos fundamentais da Estratégia
2. As escolas da Estratégia e a sua evolução recente
3. As dimensões e os níveis de decisão estratégica
4. Ferramentas e processos para trabalhar a criatividade e a inovação (inclui simulação rápida/experimentação):
- Brainstorming.
- Brainwriting.
- Futures Wheel.
- Mindmapping.
- World Café.
5. Ferramentas e processos para trabalhar factores-chave (inclui simulação rápida/experimentação)
- Focus Group.
- Análise Estrutural.
- Análise de Impacto de Tendências.
- Análise de Impactos Cruzados.
- Método Delphi.
6. Ferramentas e processos para analisar actores (inclui simulação rápida/experimentação):
- Agrupamentos Estratégicos.
- Jogo de Actores.
- Stakeholder Analysis.
- Role-plays.
- Personas.
- Gestores e outros profissionais das áreas do planeamento, estratégia, inovação, research, new business, entre outras.
- Profissionais que desejem ganhar competências na utilização de ferramentas e liderança de processos de concepção e definição estratégica.
- Empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas.
No final da acção, os participantes serão capazes de:
- articular os diferentes conceitos, escolas, dimensões e níveis de decisão estratégica;
- escolher e aplicar ferramentas para trabalhar a criatividade e a inovação em processos de definição estratégica;
- escolher e aplicar ferramentas para identificar, organizar e analisar factores-chave do enquadramento estratégico;
- escolher e aplicar ferramentas para identificar, compreender e simular movimentos de actores-chave para a cooperação e a competição estratégicas;
- “refrescar” os processos formais e tácitos de concepção e decisão estratégicas na sua organização.
Laboratório focalizado na experimentação/ensaio hands-on de ferramentas passíveis de serem incluídas em processos de definição estratégica e tomada de decisão.