1. Ter uma visão clara dos mecanismos financeiros da Empresa
- Como interpretar as informações essenciais contidas num balanço e na conta de resultados.
- Dominar as noções chave: o fundo de maneio e a liquidez.
- Avaliar a solidez financeira de uma empresa:
- o endividamento;
- a rendabilidade de exploração;
- o ponto morto económico (break even point).
2. Apreciar em todas as negociações, o impacto económico das suas decisões comerciais
- Avaliar para a empresa os riscos de uma devolução, de uma modificação dos modos de pagamento ou de uma degradação dos atrasos de pagamento.
- O “ROI” (Return on Investment).
- Vender ao preço justo:
- cálculo do ponto crítico;
- cálculo de margens.
3. Selecionar os seus clientes e limitar os riscos dos incobráveis
- Avaliar o custo e o impacto de um incobrável.
- Obter as informações necessárias:
- onde encontrá-las?
- como interpretá-las?
- em que rácios ou índices se deve fiar?
- A criação de uma metodologia eficaz de decisão.
- Quadros comerciais que, quotidianamente são chamados a tomar decisões “financeiras” com os clientes.
- Responsáveis que desejem consolidar a sua cultura financeira para trabalhar mais eficazmente com os interlocutores de alto nível.
- Chefias que compreenderam a necessidade de sensibilizar fortemente os seus vendedores para as consequências da sua negociação.
No final da acção, os participantes serão capazes de:
- Adquirir a cultura financeira indispensável aos comerciais no contexto actual.
- Saber avaliar a situação e a solidez financeira dos seus clientes, pesquisar e avaliar assim os riscos ligados à venda.
- Poder apreciar e controlar o impacto económico e financeiro das decisões comerciais mais correntes (devoluções, atrasos de pagamento, etc.) e estar assim melhor preparado nas suas negociações.
- Exposições teóricas sobre os conceitos económicos e financeiros essenciais para tomar decisões comerciais.
- Exemplos práticos.