1. Compreender a importância e o papel da logística na empresa
- O que espera o cliente da logística.
- O papel da logística na empresa.
- A logística e as outras funções (compras, qualidade, produção, comercial).
2. Implementar soluções logísticas inovadoras
- As soluções clássicas.
- As soluções “por pedido a montante”.
3. Gerir o stock para suprimir as rupturas
- Os métodos clássicos de gestão de stocks.
- Planos de re-aprovisionamento.
- Conceitos-chave de compras, aprovisionamento e gestão de stocks
- Abordagem qualitativa, quantitativa e financeira dos stocks:
- definição;
- classificação/tipo de stock e seus comportamentos;
- análise ABC aplicada aos stocks;
- cálculo dos custos: de posse de stock e de passagem de encomenda.
4. Dominar os métodos de re-aprovisionamento
- O aprovisionamento periódico.
- O aprovisionamento por ponto de encomenda.
- Stock de segurança, sua composição e sua justificação.
- Calcular quantidades de: do stock de segurança, do nível de aprovisionamento, da quantidade económica da encomenda.
- A noção de disponível.
5. Contribuir para uma boa gestão das referências mais importantes
- Noções de gestão e controlo de stocks.
- A influência do comportamento dos fornecedores, comunicação e produtividade nos volumes de stock.
- O custo dos stocks.
- Os diferentes métodos para realização de inventário.
6. Compreender a importância da gestão do armazém para a logística e organização
- Os princípios da logística global, para melhor responder aos clientes às necessidades dos clientes.
- O armazém e a sua missão de serviço aos clientes (internos e externos).
7. Organizar uma logística física eficaz
- Inbound: a recepção e a armazenagem.
- Outbound: os princípios da organização dos armazéns e a preparação das encomendas: a expedição e a distribuição.
- A infra-estrutura e práticas a desenvolver para assegurar a necessária produtividade
- sistemas e equipamentos de localização e de movimentação de cargas.
- Princípios de armazenagem e de movimentação de materiais:
- definição das unidades de carga, de arrumação e movimentação mais apropriadas;
- utilização do espaço de forma eficiente;
- a produtividade dos movimentos;
- controlos dos movimentos/fluxos e das datas de entrada e localizações dos materiais em armazém;
- garantir a protecção adequada a pessoas, materiais e instalações.
8. Gerir e acompanhar a evolução do armazém
- O serviço ao cliente e a melhoria contínua.
- Gerir o desempenho e comunicar resultados.
- A relação da produtividade com os recursos.
- Responsáveis de logística
- Responsáveis de gestão de stocks.
- Técnicos de aprovisionamento, armazéns e gestão de stocks.
- Chefes de compras
- Chefes de armazéns.
- Responsáveis comerciais..
Adoptar e utilizar um conjunto coerente de métodos e instrumentos para:
- conhecer estratégias logísticas inovadoras e de sucesso;
- reorganizar os macro fluxos, físicos e de informação;
- gerir com eficácia um serviço logístico através de indicadores de gestão pertinentes e melhorar o seu desempenho continuamente;
- organizar o armazém para melhor responder aos clientes (internos/externos), promovendo simultaneamente a redução de custos de armazenagem;
- controlar a performance do armazém e melhorar a mesma continuamente;
- reduzir custos através da correcta definição de níveis de stockagem;
- optimizar a satisfação do cliente cumprindo os níveis de serviço exigidos pelo cliente evitando situações de ruptura de stock.
- Exposições e debates.
- Troca de experiências.
- Trabalhos práticos em sub-grupos.
- Estudo de casos.