1. Analisar a actual concepção do conceito carreira profissional
- A representação individual e organizacional da carreira profissional.
- A competitividade empresarial.
- A carreira profissional como processo dinâmico
2. Integrar os determinantes dos sistemas de Gestão de Carreiras
- A natureza da missão, do negócio e da estratégia da organização.
- O alinhamento com a estratégia organizacional.
- A estrutura, a cultura e as práticas de gestão dominantes:
- as perspectivas tradicionais;
- as perspectivas actuais.
- As características da envolvente:
- a competitividade no sector de actividade;
- a oferta de mão-de-obra.
- Identificar as necessidades de futuras competências.
- Os interesses e as expectativas individuais:
- identificar as orientações de carreira;
- adequar processos de gestão aos diferentes estádios da carreira.
- A definição de objectivos a alcançar com o sistema de gestão de carreiras.
3. Novas tendências – Instituir iniciativas de desenvolvimento de carreiras
- Analisar modelos aplicados no mercado.
- A interligação com outros sistemas de gestão de recursos humanos.
- A articulação com os planos de desenvolvimento individual.
- A prática de self-assessment.
- Estabelecer mecanismos de permuta de informação relativo ao mercado e área profissional.
- Os sistemas de Job Matching.
- Aconselhamento Individual de Carreiras: Counselling.
4. Identificar talentos – Avaliar o potencial humano
- A avaliação do potencial como fio condutor do processo.
- Estabelecer uma parceria técnica com o management.
- Conhecer melhor o potencial oculto dos colaboradores.
- Metodologias empíricas de avaliação do potencial:
- a observação directa; a predição intuitiva;
- a imagem consensual.
- Métodos científicos e técnicas de avaliação de potencial:
- a entrevista profissional;
- testes de personalidade;
- testes de aptidões e nível intelectual; os testes situacionais;
- development centres.
- A utilização do outsourcing na implantação de um sistema de gestão de carreiras:
- vantagens e limitações.
5. Implantar um sistema de gestão de carreiras
- Utilizar eficazmente as principais fontes de informação:
- management;
- avaliação de desempenho;
- motivações e expectativas dos indivíduos;
- potencial humano manifesto e oculto.
- Os instrumentos de comunicação interna.
- A calendarização das acções.
- Definir objectivos de realização e prazos de execução.
- Classificar as funções sensíveis na empresa e acompanhar a evolução dos seus titulares.
- Delinear planos de carreira em função das necessidades/ oportunidades previsíveis.
- A gestão de carreira dos indivíduos de elevado potencial.
- Identificar as necessidades actuais e futuras da empresa.
- O factor tempo no(s) plano(s) de carreira:
- conciliar a evolução previsível com a imprevisível.
- Directores e Técnicos de Recursos Humanos.
- Directores e Chefias com responsabilidades pela gestão de equipas de trabalho.
No final da formação os participantes estarão aptos a:
- compatibilizar os imperativos de gestão e de negócio com as expectativas de desenvolvimento socio-profissional e o potencial dos colaboradores.
- Pedagogia activa baseada em trabalhos individuais e de grupo, estudo de casos e realização de exercícios práticos.
- A acção apelará à implicação dos participantes, tendo em vista a concepção das bases de um sistema de gestão de carreiras e desenvolvimento sócio profissional aplicável à realidade organizacional em que estão inseridos.