1- Benefícios e Aplicações da Gestão de Risco
- Conceitos básicos, termos e definições:
- Gestão de Risco Estratégico, Operacional, Financeiro e Riscos em ambiente de Gestão de Carteiras de Projetos/Portefólio
- Standards da Gestão de Portefólios, Programas e Projetos
- Desenvolvimento de competências em Risk Management
- Introdução às normas ISO de Risk Management:
- Âmbito
- Princípios
- Estruturas e Processos de Gestão de Risco
- Financiamento de Riscos
- Utilização da norma internacional ISO/IEC 31010:2009
- Componentes da estrutura para gerir ameaças e oportunidades
2- Elementos principais do processo de Gestão de Risco
- Comunicação e consulta,
- Estabelecimento do contexto,
- Identificação de riscos,
- Análise de riscos,
- Avaliação de riscos: tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica
3- Conceitos de Risk Assessment
- Finalidade e benefícios;
- O Risk Assessment e a estrutura para gerir riscos;
- O Risk Assessment e o processo para gerir riscos.
4- Processo de Risk Assessment
- Identificação, análise e avaliação de riscos
- Documentação
- Monitorização e análise critica do processo de avaliação de riscos
- Aplicação do Risk Assessment durante as fases do ciclo de vida de atividades, projetos e produtos
5- Comparação e seleção de ferramentas e técnicas de Risk Assessment
- Fatores que influenciam a seleção
- Disponibilidade de recursos
- Natureza e Grau de Incerteza
- Complexidade dos Riscos
- Limitações de abordagem e técnicas de identificaçãoe avaliação de risco
6- Como identificar os riscos mais comuns em ambiente de programas e projetos
- Risk Breakdown Structure
- Categorização
- Técnicas e Ferramentas
- Diagramas causa-efeito
- Àrvore de Decisão e Logical Framework Approach
- FFA – Force Field Analysis
- Checklists e Técnicas de Brainstorming
- A importância da análise de Stakeholders – Aspectos comportamentais da Gestão de Risco
- Eventos incertos e o seu impacto em outras áreas de conhecimento da gestão de Programas, Projetos e Portefólio
7- A Atitude face ao Risco
- “Apetite” ao risco
- Fatores Comportamentais
- Análise Qualitativa
- Análise Quantitativa
- Exemplos práticos
- Estratégias de resposta
8- Monitorização e Métricas de Controlo
- Finalidade e benefícios;
- Estabelecimento de indicadores (Risk KPI’s);
- O plano de registo e controlo de risco.
9- Serious Game
- Stakeholders & Risk Management Catalyst Experience
- Dirigida ao segmento de executivos composto Chefias de áreas de intervenção da Organização.
Esta ação de formação visa desenvolver as seguintes competências :
- Desenvolvimento de Pessoas a um nível de desenvolvimento médio/alto;
- Competência de Liderança a um nível de desenvolvimento médio/alto.
- Competência de Orientação para resultados a um nível de desenvolvimento médio/alto.
A formação terá uma abordagem centrada na clarificação de princípios, conceitos e boas-práticas e sua transferência para a realidade prática e concreta dos participantes. Esta abordagem metodológica consubstanciar-se-á em:
- Alternância entre exposições teóricas e trabalhos práticos, discussões dirigidas com participação ativa do grupo;
- Exercícios práticos – Em grupo;
- Estudos de casos;
- Jogos pedagógicos potenciadores da aprendizagem pela experiência;
- Utilização de instrumentos práticos que poderão ser transferidos para contexto prático do participante.