1. Reconhecer o impacto das minhas escolhas e comportamentos na forma como rentabilizo o meu tempo
- Perspectivas dominantes na gestão do tempo.
- As características pessoais e o seu reflexo nos estilos individuais de trabalho.
- Identificar as minhas práticas de gestão do tempo:
- quais são os meus principais
- factores de desperdício de tempo?
- que benefícios ocultos poderei estar a retirar daí?
2. Ser pró-activo e orientar a minha acção para aquilo que é verdadeiramente importante
- Clarificar o propósito da função e as principais áreas de responsabilidade:
- quais as actividades de valor acrescentado?
- as minhas escolhas estão alinhadas com o propósito da função?
- Definir prioridades distinguir Importância e Urgência – a matriz de prioridades de Eisenhower;
- estabelecer objectivos em cada uma das esferas de vida, tornando-as compatíveis entre si.
- Planear e organizar estrategicamente as actividades:
- o planeamento diário e semanal;
- a flexibilidade para integrar imprevistos;
- as reservas de tempo;
- a importância de fechar o meu dia.
3. Aumentar a minha produtividade e eliminar os factores de desperdício de tempo, utilizando as ferramentas chave de gestão do tempo
- Os 12 princípios fundamentais da gestão do tempo.
- Escolher os métodos e ferramentas mais eficazes: saber dizer não ao que não é prioritário;
- saber lidar com as interrupções;
- utilizar uma comunicação clara, concisa e alinhada com os objectivos organizacionais;
- delegar e desenvolver as competências da equipa;
- gerir o stresse.
- Elaborar um plano de desenvolvimento pessoal.
- Todos os profissionais que queriam melhorar de forma sustentável a gestão do seu tempo e que tenham autonomia para planear e organizar a suas actividades.
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- definir os seus objectivos e estabelecer prioridades;
- planear e organizar estrategicamente as suas actividades;
- implementar métodos e ferramentas para aumentar a sua produtividade
A metodologia de condução deste curso é fundamentalmente prática e orientada para a realidade do grupo, pelo que cada participante tem oportunidade de:
- diagnosticar a forma como gere o seu tempo e discutir as suas implicações;
- realizar exercícios para construção da sua matriz de prioridades e identificação de estratégias de rentabilização do tempo e aumento da produtividade;
- elaborar um plano de desenvolvimento pessoal.