Back to Top
  • info@lbs.co.ao

Inteligência emocional - Luanda Business School

Inteligência emocional
Aumente o seu capital psicológico através da literacia emocional!

image_pdfimage_print
  • Modelo suportado por uma metodologia de assessment, que permite um melhor diagnóstico prévio e o acompanhamento após-formação.
  • Trabalhar a Inteligência Emocional como uma ferramenta essencial para desenvolver o Capital Psicológico dos participantes.
  • Abordar a Inteligência Emocional não como um conjunto específico de “skills”, mas como um processo de transformação pessoal.

Programa:

Etapa Pré-formação
Primeira aplicação do “assessment Org-EIQ” na modalidade de “Multisource Feedback” (Auto e Hetero-avaliação)

 

PRIMEIRO DIA:
Etapa Formação em sala

1. Reconhecer o seu “Capital Psicológico” e saber utilizá-lo como “Activo” para promover a Literacia Emocional

  • Caracterizar o conceito de “Capital Psicológico”.
  • Conhecer o CORE do “Capital Psicológico”; Confiança, Optimismo, Resistência e Equilíbrio.

2. Identificar as bases da “Literacia Emocional”: Identificar e reconhecer as emoções

  • Emoções primárias e emoções secundárias.
  • A diferença entre emoções e sentimentos.
  • Emoções “positivas e emoções negativas”.
  • As emoções como “construção de realidades”: o efeito EEC – “Estímulos Emocionalmente Competentes”.
  • Praticar a auto-regulação e usar as emoções para aumentar a sua eficácia pessoal.

3. Promover a “alfabetização” na linguagem das emoções: as componentes da Literacia Emocional

  • As duas componentes da “Literacia Emocional”:
    • a Inteligência emocional: determinar o potencial para aprender as capacidades emocionais;
    • a competência emocional: mostrar até que ponto traduzimos essa aprendizagem nas práticas profissionais.
  • O valor da “vontade” e da “auto-motivação” na construção da identidade pessoal.
  • Análise do modelo de Assessment da Literacia Emocional: Org-EIQ (Emotional Intelligence
    Organizational Quotient).

4. Desenvolver as Competências Emocionais Pessoais

4.1 Macro factor “Auto-consciência e Auto-avaliação”

  • Saber reconhecer e identificar os próprios estados emocionais e as respectivas consequências no seu comportamento.
  • Reconhecer a forma como os seus sentimentos afectam o próprio desempenho.
  • Possuir uma consciência orientadora dos seus valores e objectivos.
  • Desenvolver um “sentido interno” do valor e das capacidades próprias, de um modo realista e adaptado.
  • Estar aberto a opiniões diferentes, a novas perspectivas e ter uma atitude de aprendizagem contínua e auto-desenvolvimento.

4.2 Macro factor “Gestão Pessoal” Fazer uma “boa gestão” dos sentimentos impulsivos e das emoções deprimentes.

  • Controlar os “piratas emocionais” (emotional hijacking).
  • Manter a compostura, adoptando uma atitude positiva nos momentos difíceis.
  • Criar relações de confiança pela sua fiabilidade e autenticidade.
  • Admitir os próprios erros e confrontar os outros com actos e acções frontais.
  • Cumprir com os compromissos e honrar as promessas.
  • Lidar com facilidade com múltiplas exigências, prioridades em constante mutação e mudanças rápidas.
  • Adaptar as respostas e tácticas para responder a circunstâncias imprevistas.

5. Controlar os factores de “Depleção do Ego” (Baumeister)

  • Reconhecer as dificuldades de autor-regulação: a “Depleção do Ego” como “a capacidade diminuída das pessoas para controlarem os seus pensamentos, sentimentos e acções”.
  • Saber utilizar “Agentes Anti-depletores do Ego” (ADE).

6. Desenvolver as Competências Emocionais Sociais

6.1 Macro factor “Consciência Social”

  • Estar atento às pistas emocionais das outras pessoas e praticar
    a escuta empática.
  • Saber lidar com uma grande diversidade de pessoas e situações, controlando os sentimentos pessoais de “resistência ao diferente”.
  • Aperceber-se das necessidades dos outros (clientes externos, clientes internos, colegas de trabalho, colaboradores, chefias, etc.) e promover iniciativas concretas para ir ao seu encontro.
  • Procurar formas de cultivar a satisfação dos clientes externos e internos.
  • Manter e demonstrar disponibilidade apropriada relativamente ao interesse dos outros.
  • Ter sensibilidade aos “jogos” e relações de poder nos contextos onde actua.
  • Detectar e saber lidar com “redes sociais críticas”.
  • Fazer uma leitura realista da sua organização e das influências das realidades externas.

6.2 Macro factor: Gestão das Relações

  • Modelar comportamentos de equipa como respeito, entre-ajuda e cooperação.
  • Criar ou contribuir para criar identidade de equipa, espírito de corpo e vontade de vencer;
  • Procurar relações mutuamente benéficas.
  • Colaborar, partilhando planos, informação e recursos.
  • Promover a comunicação aberta e permanecer receptivo, tanto às más como às boas notícias;
  • Liderar pelo exemplo.
  • Reconhecer as necessidades de mudança e remover barreiras.
  • Ser o representante da mudança que gostaria de ver nos outros.

7. Reconhecer as estratégias de “Auto-engano” e ser capaz de as controlar

  • Reconhecer o “Auto-engano” (self – deception) como uma “falsa consciência de si” e as suas possíveis consequências no plano pessoal e profissional.
  • Traçar planos pessoais de progresso no domínio de uma mais plena consciência de si e de uma expansão saudável das suas potencialidades pessoais.

Dirigido a:

  • O curso Inteligência Emocional é dirigido a todos os profissionais que querem desenvolver as suas competências emocionais e melhorara sua eficácia, através de uma maior consciência pessoal e social.

Objectivos:

Esta acção de formação permitir-lhe-á:

  • Desenvolver competências emocionais de âmbito pessoal:
    • saber reconhecer os seus estados emocionais;
    • desenvolver a auto-regulação e controlo das emoções de modo a que possam facilitar e não prejudicar a interacção e a performance;
    • reconhecer as “emoções pirata” e manter o auto-domínio nas situações de tensão e de conflito;
    • melhorar a auto-confiança, numa base equilibrada e adaptada;
    • melhorar as capacidades de adaptabilidade e resiliência face a situações inesperadas e/ou adversas.
  • Desenvolver competências emocionais na relação com os outros:
    • desenvolver a capacidade de escutar os outros e compreender os seus quadros de referência;
    • ultrapassar os diferendos de personalidade, através do factor de empatia, e saber lidar com a diferença e diversidade de pontos de vista;
    • desenvolver a “sensibilidade política” em relação às relações de troca e às dinâmicas da organização;
    • integrar-se num grupo de trabalho e contribuir para criar um clima organizacional mais equilibrado;
    • assumir-se como responsável e exemplo das mudanças requeridas.

Métodos:

  • O curso Inteligência Emocional é construído de acordo com metodologias apropriativas, com exercícios de exploração pessoal com base nos resultados.
  • Os participantes constituirão o centro das abordagens de modo a que cada um possa aumentar o seu auto-conhecimento e a sua auto-actualização no domínio das competências emocionais..

Datas/Locais:

Início
Fim
Horário
Local

Se está interessado neste curso de formação, por favor, contacte-nos!

painful fucking noodporn.com desi chudai video
xnxx bus sex longindiantube.mobi bulu felm
prontube theindiansex.info telugu hot xnxx
xxxncom hardindianvideos.info biharsex
sexy blue film indian iwanktv.pro sister in law fucked
sarfraz nawaz hapka.info fbr cnic
dasixx redwap3.com bra seller at home
tamilauntysex dirtyindian.info www hotwap com
geeb.xyz
xmahster indiansexgate.mobi desi pron video
indian saxy video hd black-porno.org mp4moviesz
www.gonzoxxxmovies.com hdxxxvideo.info big ass nude
xxx hindi moviesporno.org xx indian video com
daughter destruction.com fuckindiantube.mobi sex com vedo
sexi gujrati hot-sex-porno.com porn khoj