1. Caracterizar o âmbito da liderança de equipas e pessoas
- Identificar as responsabilidades e desafios associados à função.
- Distinguir gestão e liderança:
- diferenças e complementaridades;
- papéis e responsabilidades.
- Definir os critérios e a finalidade da liderança eficaz.
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
2. Saber utilizar os estilos de liderança para reforçar e promover os desempenhos
- Caracterizar os diferentes estilos de liderança:
- boas práticas, práticas a evitar;
- o papel do líder enquanto influenciador da evolução de competências e motivações.
- Saber utilizar os estilos de liderança para obter os melhores resultados das equipas em diferentes contextos.
3. Motivar e animar a equipa Identificar os factores facilitadores da motivação.
- Identificar as situações que promovem a desmotivação.
- Treinar-se nas etapas do Modelo VIE para motivar as equipas.
- Dar feedback construtivo com impactes na melhoria dos desempenhos:
- elogiar os membros da equipa;
- criticar os desempenhos e estimular a sua melhoria.
4. Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores
- Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas.
- Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/colectiva.
- Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
5. Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores
- Identificar formas de transmitir ideias e opiniões a diferentes interlocutores:
- treinar a coerência entre forma e conteúdo da mensagem;
- argumentar de acordo com os estilos dos interlocutores.
- Saber escutar, mesmo nas situações mais difíceis.
- Gerir os interfaces cliente-fornecedor interno.
6. Desenvolver a sua eficácia de gestão e liderança
- Gerir prioridades de forma coerente:
- definir objectivos e “regras de jogo”.
- Desenvolver a competência e a autonomia da equipa:
- princípios de funcionamento das equipas eficazes;
- controlo dos resultados;
- consequências das estratégias de competição e de cooperação nos resultados das equipas.
- Afirmar-se face a diferentes tipos de colaboradores:
- os colaboradores ocasionais;
- os colaboradores “ex-colegas”.
- Tomar decisões oportunas:
- gerir resultados ou gerir culpas?
- analisar dificuldades e problemas;
- gerar alternativas para obter soluções;
- lidar com tensões e conflitos, adoptando uma atitude positiva e construtiva;
- saber dizer “não”, quando necessário.
- Saber delegar:
- formar no posto de trabalho;
- acompanhar os desempenhos;
- saber tratar os erros.
- Chefias directas.
- Chefias intermédias.
- Chefes de equipa e Supervisores, com responsabilidades hierárquicas ou funcionais pela condução de pessoas.
No final da acção, os participantes serão capazes de:
- enquadrar o papel da chefia e do líder nos contextos organizacionais actuais;
- comunicar eficazmente a todos os níveis;
- liderar e motivar os colaboradores para agir,
- contribuindo com o melhor de si próprios;
- resolver problemas e tomar decisões, pensando no todo e agindo caso-a-caso;
- conduzir as equipas de forma a garantir bons desempenhos e obter bons resultados.
- Trabalhos de vertente inter-activa e prática, com vários exercícios, debates e sínteses.
- Auto-diagnóstico dos estilos pessoais de liderança.
- Treino de aplicação dos estilos de liderança a vários contextos.
- Elaboração de planos de acção a partir das dificuldades reais diagnosticadas durante o curso.