Back to Top
  • info@lbs.co.ao

Liderança para chefias directas - Luanda Business School

Liderança para chefias directas
Animar e motivar equipas

Programa:

1. Caracterizar o âmbito da liderança de equipas e pessoas

  • Identificar as responsabilidades e desafios associados à função.
  • Distinguir gestão e liderança:
    • diferenças e complementaridades;
    • papéis e responsabilidades.
  • Definir os critérios e a finalidade da liderança eficaz.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.

2. Saber utilizar os estilos de liderança para reforçar e promover os desempenhos

  • Caracterizar os diferentes estilos de liderança:
    • boas práticas, práticas a evitar;
    • o papel do líder enquanto influenciador da evolução de competências e motivações.
  • Saber utilizar os estilos de liderança para obter os melhores resultados das equipas em diferentes contextos.

3. Motivar e animar a equipa Identificar os factores facilitadores da motivação.

  • Identificar as situações que promovem a desmotivação.
  • Treinar-se nas etapas do Modelo VIE para motivar as equipas.
  • Dar feedback construtivo com impactes na melhoria dos desempenhos:
    • elogiar os membros da equipa;
    • criticar os desempenhos e estimular a sua melhoria.

4. Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores

  • Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas.
  • Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/colectiva.
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.

5. Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores

  • Identificar formas de transmitir ideias e opiniões a diferentes interlocutores:
    • treinar a coerência entre forma e conteúdo da mensagem;
    • argumentar de acordo com os estilos dos interlocutores.
  • Saber escutar, mesmo nas situações mais difíceis.
  • Gerir os interfaces cliente-fornecedor interno.

6. Desenvolver a sua eficácia de gestão e liderança

  • Gerir prioridades de forma coerente:
    • definir objectivos e “regras de jogo”.
  • Desenvolver a competência e a autonomia da equipa:
    • princípios de funcionamento das equipas eficazes;
    • controlo dos resultados;
    • consequências das estratégias de competição e de cooperação nos resultados das equipas.
  • Afirmar-se face a diferentes tipos de colaboradores:
    • os colaboradores ocasionais;
    • os colaboradores “ex-colegas”.
  • Tomar decisões oportunas:
    • gerir resultados ou gerir culpas?
    • analisar dificuldades e problemas;
    • gerar alternativas para obter soluções;
    • lidar com tensões e conflitos, adoptando uma atitude positiva e construtiva;
    • saber dizer “não”, quando necessário.
  • Saber delegar:
    • formar no posto de trabalho;
    • acompanhar os desempenhos;
    • saber tratar os erros.

Dirigido a:

  • Chefias directas.
  • Chefias intermédias.
  • Chefes de equipa e Supervisores, com responsabilidades hierárquicas ou funcionais pela condução de pessoas.

Objectivos:

No final da acção, os participantes serão capazes de:

  • enquadrar o papel da chefia e do líder nos contextos organizacionais actuais;
  • comunicar eficazmente a todos os níveis;
  • liderar e motivar os colaboradores para agir,
  • contribuindo com o melhor de si próprios;
  • resolver problemas e tomar decisões, pensando no todo e agindo caso-a-caso;
  • conduzir as equipas de forma a garantir bons desempenhos e obter bons resultados.

Métodos:

  • Trabalhos de vertente inter-activa e prática, com vários exercícios, debates e sínteses.
  • Auto-diagnóstico dos estilos pessoais de liderança.
  • Treino de aplicação dos estilos de liderança a vários contextos.
  • Elaboração de planos de acção a partir das dificuldades reais diagnosticadas durante o curso.

Datas/Locais:

Início
27-09-2017
Fim
29-09-2017
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda