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Liderar e gerir equipas de projecto - Luanda Business School

Liderar e gerir equipas de projecto
A Liderança sem autoridade formal

Formador com forte experiência na área e possibilidade de complementar a formação de equipas de projectos com o apoio informático.

Programa:

1. Passar do projecto “somatório de especialidade” a um projecto vivenciado como a “obra comum” de uma equipa

  • Especificação do projecto.
  • Arranque do projecto.
  • Fixar objectivos.
  • Redigir o caderno de encargos.
  • Redigir o relatório de início de projecto.

2. Posicionar-se numa organização por projecto e situar as suas margens de manobra

  • Organigrama de actividades.
  • Decompor o projecto em actividades coerentes.
  • Descrever de maneira exaustiva as actividades a executar.

3. A constituição da equipa

  • Formalizar a relação serviços/intervenientes/responsáveis do projecto.
  • Conduzir uma entrevista para associar um interveniente ao projecto.

4. O orçamento e o trabalho em equipa

  • Elaborar o orçamento inicial.
  • Características de uma equipa eficaz e suas fases de evolução.
  • Regras para uma delegação eficaz.

5. A negociação

  • Negociar para cooperar.
  • Preparar e conduzir uma relação negociada.

6. O planeamento

  • Construir um plano com método.
  • Analisar as restrições e durações e identificar o caminho crítico e as folgas.
  • Introduzir pontos de controlo.

7. O trabalho em grupo

  • Saber quando trabalhar em grupo.
  • Orientar com sucesso uma sessão de trabalho de grupo.

8. Conduzir reuniões de projecto

  • Organizar e conduzir eficientemente uma reunião de projecto.
  • Identificar os três tipos de reuniões: arranque, ponto de situação e plano de acção.

9. O controlo de execução

  • Obter dados sobre o trabalho executado e estimativas sobre o que falta fazer.
  • Analisar o progresso do projecto.
  • Reagir em caso de desvios face ao planeado.

10. Antecipar e gerir os desacordos e as situações conflituais

  • Reagir face a uma situação de conflito.
  • Identificar os tipos de conflito e conhecer as atitudes adequadas.
  • Lidar com comportamentos agressivos.

11. A contribuição pessoal

  • Potenciar os seus pontos fortes enquanto elemento de uma equipa de projecto.
  • Tomar consciência dos seus progressos.

Dirigido a:

  • Todos os colaboradores de uma empresa chamados a intervir como Responsáveis pela condução de equipas de Projecto.

Objectivos:

Uma formação que permite dotar os participantes:

  • dos conhecimentos necessários que permitam mobilizar, coordenar e fazer trabalhar em conjunto pessoas de serviços, de sectores, de funções diferentes sem dispor de autoridade hierárquica formal;
  • das competências necessárias ao exercício da gestão de equipas de projecto.

Métodos:

  • Esta formação privilegia uma pedagogia alternando os aspectos metodológicos com o treino prático.
  • Utilização de grelhas de análise e de diagnóstico para referenciar as práticas e os comportamentos.

Datas/Locais:

Início
Fim
Horário
Local

Se está interessado neste curso de formação, por favor, contacte-nos!