Formador com forte experiência na área e possibilidade de complementar a formação de equipas de projectos com o apoio informático.
1. Passar do projecto “somatório de especialidade” a um projecto vivenciado como a “obra comum” de uma equipa
- Especificação do projecto.
- Arranque do projecto.
- Fixar objectivos.
- Redigir o caderno de encargos.
- Redigir o relatório de início de projecto.
2. Posicionar-se numa organização por projecto e situar as suas margens de manobra
- Organigrama de actividades.
- Decompor o projecto em actividades coerentes.
- Descrever de maneira exaustiva as actividades a executar.
3. A constituição da equipa
- Formalizar a relação serviços/intervenientes/responsáveis do projecto.
- Conduzir uma entrevista para associar um interveniente ao projecto.
4. O orçamento e o trabalho em equipa
- Elaborar o orçamento inicial.
- Características de uma equipa eficaz e suas fases de evolução.
- Regras para uma delegação eficaz.
5. A negociação
- Negociar para cooperar.
- Preparar e conduzir uma relação negociada.
6. O planeamento
- Construir um plano com método.
- Analisar as restrições e durações e identificar o caminho crítico e as folgas.
- Introduzir pontos de controlo.
7. O trabalho em grupo
- Saber quando trabalhar em grupo.
- Orientar com sucesso uma sessão de trabalho de grupo.
8. Conduzir reuniões de projecto
- Organizar e conduzir eficientemente uma reunião de projecto.
- Identificar os três tipos de reuniões: arranque, ponto de situação e plano de acção.
9. O controlo de execução
- Obter dados sobre o trabalho executado e estimativas sobre o que falta fazer.
- Analisar o progresso do projecto.
- Reagir em caso de desvios face ao planeado.
10. Antecipar e gerir os desacordos e as situações conflituais
- Reagir face a uma situação de conflito.
- Identificar os tipos de conflito e conhecer as atitudes adequadas.
- Lidar com comportamentos agressivos.
11. A contribuição pessoal
- Potenciar os seus pontos fortes enquanto elemento de uma equipa de projecto.
- Tomar consciência dos seus progressos.
- Todos os colaboradores de uma empresa chamados a intervir como Responsáveis pela condução de equipas de Projecto.
Uma formação que permite dotar os participantes:
- dos conhecimentos necessários que permitam mobilizar, coordenar e fazer trabalhar em conjunto pessoas de serviços, de sectores, de funções diferentes sem dispor de autoridade hierárquica formal;
- das competências necessárias ao exercício da gestão de equipas de projecto.
- Esta formação privilegia uma pedagogia alternando os aspectos metodológicos com o treino prático.
- Utilização de grelhas de análise e de diagnóstico para referenciar as práticas e os comportamentos.