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Princípios de melhoria contínua - Luanda Business School

Princípios de melhoria contínua
Uma abordagem com base na filosofia do Lean Management re-engenharia de processos e a redução de stocks

Programa:

1. Compreender a relevância e impacto de aplicar a filosofia de gestão Lean management

  • O seu impacto na competitividade empresarial.
  • As 3 dimensões da excelência operacional necessárias para o sucesso.
  • Actividades de valor acrescentado e desperdício.
  • As três grandes perdas da criação de valor e os 7+1 desperdícios.
  • Lean nos Serviços – apresentação casos recentes de sucesso.
  • As vantagens da implementação do Lean.
  • Lean ou Kaizen?
  • A implementação em 6 passos e a busca pelo processo óptimo.

2. Conhecer as metodologias e ferramentas Lean e Kaizen

  • Os 5S’s: as bases de um progresso contínuo:
    • criar um local de trabalho que promova a segurança, eficiência e a qualidade;
    • conhecer as diferentes etapas da sua aplicação.
  • A gestão visual/Visual Factory.
  • Poka-yoke: prevenção, detecção e correcção.
  • Setups e SMED – Redução dos tempos de mudança.
  • TPM e a Manutenção Autónoma sua aplicação na indústria e serviços.

3. Mapear a cadeia de valor – O VSM, Value Stream Mapping

  • Caracterizar e representar graficamente o processo e o seu estado actual.
  • Decompor o processo em actividades e classificação em termos de valor: valor acrescentado vs desperdício.
  • Definição do estado futuro e sua implementação.

4. Melhorar os processos e resolver problemas sistematicamente

  • Definição de problema e os vários tipos de problema. Sintoma vs causa-raíz.
  • O Ciclo PDCA – Ciclo de resolução de um problema.
  • Resolução de problemas em equipa – as principais ferramentas.

5. Realizar um evento Kaizen

  • Caracterizar o Kaizen e sua prática.
  • Abordagens complementares: Workshops de melhoria e KVP2.
  • Caso prático: realização de uma demonstração de um evento kaizen.

6. Avaliar a evolução

  • Métricas: Produtividade, eficácia, eficiência e qualidade.
  • O “novo processo” é um bom processo?
  • Quantificar o novo processo: comparação com o processo “antigo”.
  • Consolidar o novo processo.
  • Descobrir novas oportunidades de melhoria/kaizen.

7. Conhecer as três vertentes prioritárias de redução de custos de produção

  • Simplificar e eliminar operações não indispensáveis.
  • Optimizar o fluxo da produção e rever o layout fabril.
  • Eliminar erros, reprocessamentos e controlos.
  • Diminuir drasticamente os stocks.

8. Dominar a simplificação e padronização dos processos (eliminar operações não indispensáveis)

  • Analisar a estrutura de um processo.
  • Como decompor um processo em actividades elementares.
  • Identificar e eliminar tarefas não indispensáveis.
  • Simplificações de fabrico/pesquisa de processos alternativos.
  • Vantagens da standardização.
  • Identificar e eliminar controlos, erros e reprocessamentos.

9. Dominar a optimização do fluxo: a essência da actividade produtiva

  • Diferentes conceitos do abastecimento à produção;
  • Métodos de abastecimento;
  • Conceito de auto-abastecimento e suas modalidades;
  • Gerir o abastecimento – sistemas de gestão visual;
  • Gerir a localização dos produtos
  • Gestão visual;
  • Sistemas de sincronização Armazéns-Produção.
  • Perdas normalmente associadas a fluxos deficientes.
  • Afinal onde é que se perde tempo?
  • Conceitos de Organização dos meios fabrico.
  • Organizações “por processo” e “por produto”.

10. Compreender o impacto dos stocks: o “Responsável nº 1” dos custos

  • Como diminuir os stocks de produto em-curso (WIP).
  • Como diminuir os stocks de produto acabado.
  • Como diminuir os stocks de matérias-primas.

Dirigido a:

  • Directores e chefias intermédias.
  • Gestores de projecto e processo, chefes de equipa, técnicos e qualquer interessado em melhorar a eficácia e eficiência dos processos organizacionais.
  • Quadros superiores com funções de organização e chefia de operações.

Objectivos:

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • aumentar a satisfação dos clientes, internos ou externos, através da criação de valor e eliminação dos desperdícios dos processos da organização;
  • identificar e eliminar as perdas de eficiência que acrescem custos às actividades de produção;
  • lançar um projecto interno de transformação;
  • dominar os princípios e ferramentas basilares da filosofia Lean Management e Kaizen para melhor
    lidarem com a mudança;
  • desenvolver fluxos de produção optimizados e com menores custos;
  • diminuir as quantidades de cada um dos três tipos de stocks promovendo diminuição de custos
    substanciais.

Métodos:

A formação será desenvolvida com recurso a:

  • exposições teóricas e reflexões interactivas;
  • exercícios práticos para aplicação das ferramentas;
  • análise de situações apresentadas pelos participantes, troca de experiências e apresentação de boas práticas.

Datas/Locais:

Início
16-05-2018
Fim
18-05-2018
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda
Início
10-10-2018
Fim
12-10-2018
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda