Back to Top
  • info@lbs.co.ao

Princípios de melhoria contínua - Luanda Business School

Princípios de melhoria contínua
Uma abordagem com base na filosofia do Lean Management re-engenharia de processos e a redução de stocks

image_pdfimage_print

Programa:

1. Compreender a relevância e impacto de aplicar a filosofia de gestão Lean management

  • O seu impacto na competitividade empresarial.
  • As 3 dimensões da excelência operacional necessárias para o sucesso.
  • Actividades de valor acrescentado e desperdício.
  • As três grandes perdas da criação de valor e os 7+1 desperdícios.
  • Lean nos Serviços – apresentação casos recentes de sucesso.
  • As vantagens da implementação do Lean.
  • Lean ou Kaizen?
  • A implementação em 6 passos e a busca pelo processo óptimo.

2. Conhecer as metodologias e ferramentas Lean e Kaizen

  • Os 5S’s: as bases de um progresso contínuo:
    • criar um local de trabalho que promova a segurança, eficiência e a qualidade;
    • conhecer as diferentes etapas da sua aplicação.
  • A gestão visual/Visual Factory.
  • Poka-yoke: prevenção, detecção e correcção.
  • Setups e SMED – Redução dos tempos de mudança.
  • TPM e a Manutenção Autónoma sua aplicação na indústria e serviços.

3. Mapear a cadeia de valor – O VSM, Value Stream Mapping

  • Caracterizar e representar graficamente o processo e o seu estado actual.
  • Decompor o processo em actividades e classificação em termos de valor: valor acrescentado vs desperdício.
  • Definição do estado futuro e sua implementação.

4. Melhorar os processos e resolver problemas sistematicamente

  • Definição de problema e os vários tipos de problema. Sintoma vs causa-raíz.
  • O Ciclo PDCA – Ciclo de resolução de um problema.
  • Resolução de problemas em equipa – as principais ferramentas.

5. Realizar um evento Kaizen

  • Caracterizar o Kaizen e sua prática.
  • Abordagens complementares: Workshops de melhoria e KVP2.
  • Caso prático: realização de uma demonstração de um evento kaizen.

6. Avaliar a evolução

  • Métricas: Produtividade, eficácia, eficiência e qualidade.
  • O “novo processo” é um bom processo?
  • Quantificar o novo processo: comparação com o processo “antigo”.
  • Consolidar o novo processo.
  • Descobrir novas oportunidades de melhoria/kaizen.

7. Conhecer as três vertentes prioritárias de redução de custos de produção

  • Simplificar e eliminar operações não indispensáveis.
  • Optimizar o fluxo da produção e rever o layout fabril.
  • Eliminar erros, reprocessamentos e controlos.
  • Diminuir drasticamente os stocks.

8. Dominar a simplificação e padronização dos processos (eliminar operações não indispensáveis)

  • Analisar a estrutura de um processo.
  • Como decompor um processo em actividades elementares.
  • Identificar e eliminar tarefas não indispensáveis.
  • Simplificações de fabrico/pesquisa de processos alternativos.
  • Vantagens da standardização.
  • Identificar e eliminar controlos, erros e reprocessamentos.

9. Dominar a optimização do fluxo: a essência da actividade produtiva

  • Diferentes conceitos do abastecimento à produção;
  • Métodos de abastecimento;
  • Conceito de auto-abastecimento e suas modalidades;
  • Gerir o abastecimento – sistemas de gestão visual;
  • Gerir a localização dos produtos
  • Gestão visual;
  • Sistemas de sincronização Armazéns-Produção.
  • Perdas normalmente associadas a fluxos deficientes.
  • Afinal onde é que se perde tempo?
  • Conceitos de Organização dos meios fabrico.
  • Organizações “por processo” e “por produto”.

10. Compreender o impacto dos stocks: o “Responsável nº 1” dos custos

  • Como diminuir os stocks de produto em-curso (WIP).
  • Como diminuir os stocks de produto acabado.
  • Como diminuir os stocks de matérias-primas.

Dirigido a:

  • Directores e chefias intermédias.
  • Gestores de projecto e processo, chefes de equipa, técnicos e qualquer interessado em melhorar a eficácia e eficiência dos processos organizacionais.
  • Quadros superiores com funções de organização e chefia de operações.

Objectivos:

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • aumentar a satisfação dos clientes, internos ou externos, através da criação de valor e eliminação dos desperdícios dos processos da organização;
  • identificar e eliminar as perdas de eficiência que acrescem custos às actividades de produção;
  • lançar um projecto interno de transformação;
  • dominar os princípios e ferramentas basilares da filosofia Lean Management e Kaizen para melhor
    lidarem com a mudança;
  • desenvolver fluxos de produção optimizados e com menores custos;
  • diminuir as quantidades de cada um dos três tipos de stocks promovendo diminuição de custos
    substanciais.

Métodos:

A formação será desenvolvida com recurso a:

  • exposições teóricas e reflexões interactivas;
  • exercícios práticos para aplicação das ferramentas;
  • análise de situações apresentadas pelos participantes, troca de experiências e apresentação de boas práticas.

Datas/Locais:

Início
Fim
Horário
Local

painful fucking noodporn.com desi chudai video
xnxx bus sex longindiantube.mobi bulu felm
prontube theindiansex.info telugu hot xnxx
xxxncom hardindianvideos.info biharsex
sexy blue film indian iwanktv.pro sister in law fucked
sarfraz nawaz hapka.info fbr cnic
dasixx redwap3.com bra seller at home
tamilauntysex dirtyindian.info www hotwap com
geeb.xyz
xmahster indiansexgate.mobi desi pron video
indian saxy video hd black-porno.org mp4moviesz
www.gonzoxxxmovies.com hdxxxvideo.info big ass nude
xxx hindi moviesporno.org xx indian video com
daughter destruction.com fuckindiantube.mobi sex com vedo
sexi gujrati hot-sex-porno.com porn khoj