1. Compreender a relevância e impacto de aplicar a filosofia de gestão Lean management
- O seu impacto na competitividade empresarial.
- As 3 dimensões da excelência operacional necessárias para o sucesso.
- Actividades de valor acrescentado e desperdício.
- As três grandes perdas da criação de valor e os 7+1 desperdícios.
- Lean nos Serviços – apresentação casos recentes de sucesso.
- As vantagens da implementação do Lean.
- Lean ou Kaizen?
- A implementação em 6 passos e a busca pelo processo óptimo.
2. Conhecer as metodologias e ferramentas Lean e Kaizen
- Os 5S’s: as bases de um progresso contínuo:
- criar um local de trabalho que promova a segurança, eficiência e a qualidade;
- conhecer as diferentes etapas da sua aplicação.
- A gestão visual/Visual Factory.
- Poka-yoke: prevenção, detecção e correcção.
- Setups e SMED – Redução dos tempos de mudança.
- TPM e a Manutenção Autónoma sua aplicação na indústria e serviços.
3. Mapear a cadeia de valor – O VSM, Value Stream Mapping
- Caracterizar e representar graficamente o processo e o seu estado actual.
- Decompor o processo em actividades e classificação em termos de valor: valor acrescentado vs desperdício.
- Definição do estado futuro e sua implementação.
4. Melhorar os processos e resolver problemas sistematicamente
- Definição de problema e os vários tipos de problema. Sintoma vs causa-raíz.
- O Ciclo PDCA – Ciclo de resolução de um problema.
- Resolução de problemas em equipa – as principais ferramentas.
5. Realizar um evento Kaizen
- Caracterizar o Kaizen e sua prática.
- Abordagens complementares: Workshops de melhoria e KVP2.
- Caso prático: realização de uma demonstração de um evento kaizen.
6. Avaliar a evolução
- Métricas: Produtividade, eficácia, eficiência e qualidade.
- O “novo processo” é um bom processo?
- Quantificar o novo processo: comparação com o processo “antigo”.
- Consolidar o novo processo.
- Descobrir novas oportunidades de melhoria/kaizen.
7. Conhecer as três vertentes prioritárias de redução de custos de produção
- Simplificar e eliminar operações não indispensáveis.
- Optimizar o fluxo da produção e rever o layout fabril.
- Eliminar erros, reprocessamentos e controlos.
- Diminuir drasticamente os stocks.
8. Dominar a simplificação e padronização dos processos (eliminar operações não indispensáveis)
- Analisar a estrutura de um processo.
- Como decompor um processo em actividades elementares.
- Identificar e eliminar tarefas não indispensáveis.
- Simplificações de fabrico/pesquisa de processos alternativos.
- Vantagens da standardização.
- Identificar e eliminar controlos, erros e reprocessamentos.
9. Dominar a optimização do fluxo: a essência da actividade produtiva
- Diferentes conceitos do abastecimento à produção;
- Métodos de abastecimento;
- Conceito de auto-abastecimento e suas modalidades;
- Gerir o abastecimento – sistemas de gestão visual;
- Gerir a localização dos produtos
- Gestão visual;
- Sistemas de sincronização Armazéns-Produção.
- Perdas normalmente associadas a fluxos deficientes.
- Afinal onde é que se perde tempo?
- Conceitos de Organização dos meios fabrico.
- Organizações “por processo” e “por produto”.
10. Compreender o impacto dos stocks: o “Responsável nº 1” dos custos
- Como diminuir os stocks de produto em-curso (WIP).
- Como diminuir os stocks de produto acabado.
- Como diminuir os stocks de matérias-primas.
- Directores e chefias intermédias.
- Gestores de projecto e processo, chefes de equipa, técnicos e qualquer interessado em melhorar a eficácia e eficiência dos processos organizacionais.
- Quadros superiores com funções de organização e chefia de operações.
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- aumentar a satisfação dos clientes, internos ou externos, através da criação de valor e eliminação dos desperdícios dos processos da organização;
- identificar e eliminar as perdas de eficiência que acrescem custos às actividades de produção;
- lançar um projecto interno de transformação;
- dominar os princípios e ferramentas basilares da filosofia Lean Management e Kaizen para melhor
lidarem com a mudança; - desenvolver fluxos de produção optimizados e com menores custos;
- diminuir as quantidades de cada um dos três tipos de stocks promovendo diminuição de custos
substanciais.
A formação será desenvolvida com recurso a:
- exposições teóricas e reflexões interactivas;
- exercícios práticos para aplicação das ferramentas;
- análise de situações apresentadas pelos participantes, troca de experiências e apresentação de boas práticas.