Este curso permite-lhe estruturar a preparação, planeamento e gestão de um projecto através do Microsoft Project, definindo um cronograma de actividades e uma alocação efectiva de recursos.
1. Introduzir o Microsoft Project como ferramenta de gestão de projectos
- Iniciar um projecto.
- Definição das opções.
- Criação e alteração de calendários.
- Abertura de um novo projecto.
2. Definir das actividades de um projecto
- Criação de actividades; Hierarquia das actividades (WBS).
- Actividades sumário; Visualização e alteração dos níveis de hierarquia.
- Criação de milestones.
- Tipos de actividades; Unidades de tempo; Duração das actividades.
3. Criar a estrutura de um projecto através de um referencial de cronograma e relação de actividades
- Relações de dependência entre actividades;
- Formas de criar as relações de dependência;
- Tipos de relações de dependência.
- Outras características de uma relação de dependência.
4. Alocar e definir os recursos
- Recursos do projecto.
- Tipos de recursos.
- Criação de um recurso.
- Parametrização e calendário de um recurso.
- Formas de alocação de um recurso.
- Afectação de recursos em função do tipo de actividade.
- Duração vs. Trabalho;
- Afectação a tempo parcial;
- Sobrecarga de recursos.
5. Aprofundar as características de uma actividade
- Definição de prioridades;
- Criação de restrições de datas.
- Introdução de notas e anexos;
- Criação de uma actividade recorrente.
6. Aprofundar as características de um recurso
- Definição da sua disponibilidade.
- Criação de tabelas de custos.
- Introdução de notas e anexos.
7. Caracterizar opções avançadas na gestão de custos e recursos
- Criação e Aplicação de diferentes tabelas de custos.
- Aplicação de Work Contours.
- Definição e aplicação de overtime.
- Criação de custos fixos numa actividade;
- Afectação de recursos de custo fixo.
8. Visualizar o projecto e introduzir os gráficos de Gantt
- Aplicação e formatação de outras views.
- Aplicação e formatação de outras tables.
- Aplicação de filtros.
- Definição e ordenação de grupos.
- Visualizar gráficos de Gantt e opções disponíveis.
- Personalização da escala de tempo.
- Formatação de grelhas.
- Criação e alteração de tipos de barras e de texto.
- Opções de impressão.
9. Analisar a alocação de recursos
- O Resource Usage e o Resource Graph;
- Identificação de sobrecargas;
- Personalização das vistas.
- Acrescentar informação às vistas.
- Opções de formatação.
10. Resolver problemas de sobrecarga de recursos
- Considerações sobre o nivelamento de recursos;
- Definição de parâmetros para o nivelamento;
- Aplicação e anulação do nivelamento;
- Análise na vista de Detail Gantt.
11. Introduzir métodos de acompanhamento de um projecto
- O Tracking Gantt; Criação de uma Baseline e de planos interinos.
- Actualização dos dados do projecto;
- Actualização dos dados de uma actividade;
- Criação de uma interrupção no projecto.
- Tipos de relatórios.
- Visualização, paginação e impressão.
- Criação de relatórios personalizados.
13. Exportar e analisar dados noutras aplicações
- Criação e aplicação de mapas de exportação.
- Exportação dos dados para o Excel.
14. Introduzir métodos de planeamento com múltiplos projectos
- Projectos e subprojectos.
- Inserir um projecto noutro.
- Relações de dependência inter projecto.
15. Partilhar recursos
- Criação de uma pool de recursos.
- Actualização da pool de recursos.
- Análise consolidada de todos os projectos que partilham a pool.
- Considerações adicionais.
- Chefes de projectos e membros de equipa de projecto encarregada da gestão da planificação e do acompanhamento de projectos.
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- estruturar e planear um projecto com o Microsoft Project;
- utilizar o Microsoft Project no acompanhamento da execução de um projecto;
- executar tarefas de adaptação do Microsoft Project às suas necessidades específicas.
- Pedagogia baseada na metodologia hands on em que cada participante terá computador para experienciar os temas abordados e desenvolver exercícios práticos propostos.
- Plano pedagógico com alternância entre exposições e exercícios práticos individuais.
- Análise e discussão de situações específicas apresentadas pelos participantes.