Este curso integra, de uma forma dinâmica, interactiva e com base numa simulação, duas actividades críticas no mundo de hoje e respectivas ferramentas:
- o scanning do contexto estratégico, explorando diferentes abordagens e ferramentas;
- a simulação de futuros possíveis, através da construção e exploração de cenários contrastados e desafiantes.
1. Conceitos e métodos para pensar o futuro
2. Scanning do contexto estratégico
- Princípios distintivos associados às diferentes formas de procurar e organizar informação (fazer scanning) no ambiente decisional – Environmental Scanning, Horizon Scanning; Inteligência Competitiva e Inteligência Económica.
3. Conceitos de base
- Fontes de scanning.
- Forças motrizes.
- Tendências.
- Tendências pesadas.
- Sinais fracos.
- Wildcards.
- Incertezas e incertezas cruciais.
4. Megatendências – as forças que vão moldar o futuro
5. Estudos de caso
- Projectos e iniciativas internacionais de Horizon Scanning e Análise
de Tendências.
6. Simulação de futuros possíveis
- Planeamento por Cenários (Porter, a Escola Francesa e a Escola Lógico-intuitiva).
7. Simulação: da antecipação à acção
- Planeamento por Cenários (Porter, a Escola Francesa e a Escola Lógico-intuitiva).
- Gestores e outros profissionais das áreas do planeamento, estratégia, inovação, sustentabilidade, research, new business, entre outras.
- Profissionais que desejem ganhar competências na utilização de ferramentas e liderança de processos de Cenarização, Prospectiva, e Análise de tendências.
- Empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas.
No final da acção, os participantes serão capazes de:
- desenvolver e utilizar Cenários;
- aplicar ferramentas para a tomada de decisão em contexto de incerteza;
- fazer o scanning da informação relevante para a tomada de decisão;
- identificar e criar vantagem competitiva a partir de tendências, megatendências, incertezas e wild cards;
- decidir sobre a oportunidade e a forma de implementação de processos de Environmental/Horizon Scanning e Planeamento por Cenários.
Laboratório focalizado na experimentação hands-on do Método dos Cenários (Scenario Planning and Thinking), uma das metodologias mais utilizadas para a definição estratégica em contexto de incerteza e mudança acelerada.