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O Plano de formação - Luanda Business School

O Plano de formação
Conceber, organizar e monitorizar o plano de formação

Fornecimento de instrumentos e ferramentas aplicáveis no contexto dos participantes que visam facilitar a alteração de paradigma da actividade formativa – de uma lógica de processo para uma lógica de resultado.

Programa:

1. Potenciar e alcançar resultados organizacionais: a proposta de valor da formação

  • Medição do valor das organizações na era do conhecimento: o papel e a relevância dos activos intangíveis.
  • A gestão do conhecimento e das competências como factor de competitividade.
  • Papel da formação na inovação.
  • Clarificar os impactos da formação para o negócio, para as operações, para as equipas e para as pessoas.
  • Criar sinergias entre a gestão da formação e outros elementos da GRH.

2. Identificar a missão da função formação

  • As atribuições da função e dos seus responsáveis.
  • O quadro de indicadores da formação.
  • O marketing da formação.
  • O benchmarking das práticas de formação.
  • A implicação dos diferentes actores do sistema da formação.

3. Escolher e utilizar os métodos e instrumentos de identificação e análise de necessidades de formação

  • As diferentes lógicas de análise de necessidades: da perspectiva reactiva à perspectiva pró-activa.
  • Os métodos e os instrumentos de recolha de dados relativos às necessidades de formação:
    • os instrumentos: a observação, o inquérito (questionário e a entrevista);
    • vantagens e desvantagens da sua utilização.

4. Definir as finalidades e os objectivos gerais para a formação

  • A organização da informação recolhida.
  • A conversão das necessidades de formação em finalidades e objectivos gerais.
  • A formulação das opções pedagógicas.
  • As opções relativas à avaliação da formação.

5. Elaborar e orçamentar o Plano de Formação

  • A elaboração do: Plano Director de Formação; Plano Detalhado de Formação; Plano Definitivo de Formação.
  • A orçamentação do Plano de Formação.

6. Conduzir e acompanhar a realização do Plano de Formação

  • A identificação da oferta de formação disponível no mercado.
  • A selecção de entidades formadoras
  • A escolha dos locais para a realização da formação.
  • A constituição dos grupos de formandos.
  • A informação aos participantes e a respectiva motivação.
  • A elaboração dos dossiers técnico-pedagógicos.
  • A introdução de ajustamentos ao Plano de Formação.

7. Identificar os modelos de avaliação da formação

  • O enfoque dos diferentes níveis de avaliação do modelo de Kirkpatrick.
  • Os critérios e instrumentos de avaliação para os diferentes níveis.
  • Caracterizar o conceito de transferência da formação.
  • De que depende a transferência da formação? Da construção de uma cadeia de compromisso nos vários níveis da organização.
  • O tratamento, análise e reporte dos resultados da formação

Dirigido a:

  • Responsáveis, Técnicos e Assistentes de Recursos Humanos e/ou da Formação.

Objectivos:

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • conceber, executar e acompanhar um Plano de Formação em consonância com os objectivos de gestão da organização, promovendo valor acrescentado através desenvolvimento das competências dos seus colaboradores.

Métodos:

  • Será utilizada uma pedagogia activa baseada em trabalhos individuais e de grupo, estudos de casos e realização de exercícios práticos.

Datas/Locais:

Início
27-09-2017
Fim
29-09-2017
Horário
8h30-16h30
Local
Luanda