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Programa Avançado Estratégia para Líderes - Luanda Business School

Programa Avançado Estratégia para Líderes

O Programa Avançado Estratégia para Líderes que aqui apresentamos foi estruturado para responder aos desafios que líderes e gestores enfrentam para construir o futuro das organizações de que são responsáveis:

  • Construção de estratégias competitivas sustentáveis, baseadas na capacidade de interpretar o contexto interno e externo
  • Acompanhamento de tendências e comprometimento com a qualidade da experiência do cliente
  • Introdução de inovação capaz de acrescentar valor, flexibilidade e rapidez na resposta às necessidades dos clientes internos e externos à organização
  • Condução do processo de mudança e promoção do desenvolvimento do capital humano e do compromisso com a melhoria contínua e com a inovação

Valor por participante: € 2 900,00

Faça aqui o download da brochura em pdf!

Programa:

Estratégia Competitiva – ferramentas e processos | 16 e 18 de Outubro

  • As escolas da Estratégia e a sua evolução recente. As dimensões e os níveis de decisão estratégica
  • Ferramentas e processos para trabalhar a criatividade e a inovação [inclui simulação rápida/experimentação]
  • Ferramentas e processos para trabalhar factores-chave [inclui simulação rápida/experimentação]
  • Ferramentas e processos para analisar actores [inclui simulação rápida/experimentação]
  • Ferramentas e processos para trabalhar modelos de negócio [inclui simulação rápida/experimentação]

Business Transformation Summit | 17 de Outubro

Design Thinking | 19 a 21 de Outubro

  • Ferramentas introdutórias e definição de processos
  • Aprendizagem e entendimento do uso dos ciclos de Design thinking: Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste
  • Iteracção dos ciclos na óptica de Focus (visão micro) / Flare (visão macro)
  • Entender o quem, como e porquê?
  • Consolidação dos processos e ciclos
  • Real World Test – Elencar desafios/problemas
  • Observar e aprender a detectar o need finding para entender melhor as motivações do Stakeholder/utilizador/cliente
  • Compreender como definir e reformular os problemas com base nas necessidades reais e emocionais dos clientes
  • Desenvolver uma mentalidade de tentativa e erro low cost através da prototipagem e iteracção rápidas
  • Usar a diversidade de opiniões e a colaboração entre valências como um catalisador de mudança dentro da sua empresa e para o mercado
  • Design Thinking Bootcamp

Planeamento por Cenários | 23 a 25 de Outubro

  • Conceitos e métodos para pensar o futuro
  • Conceitos de base (Cenários e Horizon Scanning – riscos e oportunidades)
  • O Planeamento por Cenários: a Escola Lógico-intuitiva, Porter e a Escola Francesa
  • Simulação de Futuros Possíveis: um processo de Scanning e Planeamento por Cenários
  • Simulação: da Antecipação à Estratégia/da Antecipação à Acção
  • Cenários e Horizon Scanning: projectos e iniciativas
  • Notas sobre Liderança e Implementação de processos de Prospectiva Estratégica e Cenarização

Liderar e Gerir a Mudança | 26 e 27 de Outubro

  • Introdução: os cinco talentos a desenvolver
  • Primeiro talento: encarnar a mudança
  • Segundo talento: a lucidez para escolher a estratégia
  • Terceiro talento: a capacidade de criar o futuro
  • Quarto talento: a rede de aliados
  • Quinto talento: iniciar a mudança

Dirigido a:

  • Profissionais e quadros executivos do sector público e privado com responsabilidades na formulação de estratégias corporativas ou sectoriais, na direcção e liderança de equipas de gestão e na introdução de factores e elementos de inovação nas organizações ou redes de parceiros com que operam.

Objectivos:

Estratégia Competitiva – ferramentas e processos

  • Articular os diferentes conceitos, escolas, dimensões e níveis de decisão estratégica
  • Escolher e aplicar ferramentas para trabalhar a criatividade e a inovação em processos de definição estratégica
  • Escolher e aplicar ferramentas para identificar, organizar e analisar factores-chave do enquadramento estratégico
  • Escolher e aplicar ferramentas para identificar, compreender e simular movimentos de actores-chave para a cooperação e a competição estratégicas
  • «Refrescar» os processos formais e tácitos de concepção e decisão estratégicas na sua organização

Design Thinking

  • Esta formação acenta nos diferentes ciclos do Design Thinking. Conduzida na perspetiva do User Centered Design, leva os participantes a fazer uma imersão no processo criativo, na busca das verdadeiras necessidades do cliente/utilizador e na prototipagem e teste das soluções
  • A metodologia ensina líderes, empreendedores e equipas a procurar soluções inovadoras. O módulo permite desdobrar esta metodologia em parcelas executáveis, respondendo a problemas complexos de uma forma mais efectiva
  • Em equipa, os participantes abordarão diferentes elementos e informações disponíveis para formularem e prototiparem soluções.

Planeamento por Cenários

  • Desenvolver e utilizar Cenários
  • Aplicar ferramentas para a tomada de decisão em contexto de incerteza
  • Fazer o scanning da informação relevante para a tomada de decisão
  • Identificar e criar vantagem competitiva a partir de tendências, megatendências, incertezas e wild cards
  • Decidir sobre a oportunidade e a forma de implementação de processos de Environmental/Horizon Scanning e Planeamento por Cenários

Liderar e Gerir a Mudança

  • Reconhecer o seu próprio perfil de líder da mudança
  • Identificar o perfil da sua equipa
  • Clarificar os seus objectivos de mudança e comunicá-los à equipa
  • Envolver a equipa e torná-la pró-activa relativamente à mudança
  • Construir uma rede de aliados num ambiente de mudança
  • Ter sucesso nos primeiros passos rumo à mudança

Métodos:

No decorrer do Programa Avançado Estratégia para Líderes serão utilizadas várias metodologias pedagógicas com o objectivo final de promover o domínio dos temas apresentados e o desenvolvimento de uma visão crítica e prática do impacto da aplicação efectiva das aprendizagens nos contextos profissionais dos participantes:

  • Alternância entre exposições teóricas e exercícios práticos – individuais e em grupo
  • Estudo de casos, grelhas de análise, troca de opiniões e análise de situações apresentadas pelos participantes, sobre os diversos temas abordados no programa
  • Exposições, discussão em grupos e debate
  • Desenvolvimento de casos e prototipagem de soluções inovadoras com aplicação nos contextos reais específicos de cada participante

Estratégia Competitiva – ferramentas e processos

  • Laboratório focalizado na experimentação/ensaio hands-on de ferramentas passíveis de serem incluídas em processos de definição estratégica e tomada de decisão.

Design Thinking

  • A formação vai ser sustentada na perspetiva do User Centered Design, fazendo uso da imersão no processo criativo, da procura das necessidades do cliente/utilizador e na prototipagem e teste das soluções, trabalhadas através dos diferentes ciclos do Design Thinking
  • A metodologia ensina a líderes, empreendedores e equipas a sentirem-se capazes de procurar soluções inovadoras. O módulo servirá para desdobrar esta metodologia em parcelas executáveis, atacando problemas complexos de uma forma mais efetiva
  • No trabalho em equipa, os participantes abordarão os diferentes elementos e informações disponíveis e processam-nos, guiados pelo processo, de forma a formularem e prototiparem soluções

Planeamento por Cenários

  • Laboratório focalizado na experimentação hands-on do Método dos Cenários (Scenario Planning and Thinking), uma das metodologias mais utilizadas para a definição estratégica em contexto de incerteza e mudança acelerada.

Liderar e Gerir a Mudança

  • Pedagogia activa com recurso, entre outros, a:
    • coaching pelos pares: feedback e conselhos práticos em pares
    • avaliação dos estilos de líder de mudança

Datas/Locais:

Início
16-10-2017
Fim
27-10-2017
Horário
8h30-16h30
Local
Lisboa