Antes da formação em sala
Wellcome call para
- Apresentação do formador.
- Conhecer as expectativas e objectivos dos formandos.
- Clarificar os objectivos e estrutura da formação.Lançar o desafio de preparar a apresentação.
Durante a formação em sala
1. Potenciar os seus recursos como orador
- Gerir a ansiedade inicial e as tensões que bloqueiam a comunicação nas apresentações em público.
- Identificar e optimizar as suas características pessoais personalizando a exposição.
- Utilizar e harmonizar os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação.
2. Saber apresentar as suas ideias com clareza
- Identificar o contexto da apresentação: ter em conta o público, o objectivo e a situação.
- Utilizar o discurso persuasivo, de acordo com:
- os critérios para organizar o discurso;
- ter em conta os momentos-chave;
- desenvolver a ideia, distinguindo o essencial do acessório.
- Dominar os recursos de apoio às exposições
- Planificar e gerir o tempo de forma eficaz.
3. Falar em público
- Como iniciar a apresentação.
- Controlar a sua imagem:
- a importância das primeiras impressões.
- A importância da congruência em comunicação: a comunicação verbal e não-verbal.
- Estar perante o grupo e lidar com o imprevisto.
- A mobilização rápida das ideias.
- Utilizar ferramentas de comunicação eficazes.
- Comunicar para persuadir: adoptar uma linguagem e postura persuasiva.
4. Gerir a interacção com a audiência
- Criar o interesse e manter a atenção do grupo.
- Gerir eficazmente as questões colocadas durante a apresentação.
- Adoptar uma estratégia adequada em situação de conflito: fenómenos de grupo.
- Fazer face a situações difíceis:
- objecções, agressividade ou indiferença.
- Lançar o debate no final da apresentação.
Após a formação em sala:
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- Preparar uma comunicação para um grupo;
- Gerir o grupo durante a apresentação.
- Profissionais que desejam desenvolver a qualidade da sua expressão oral para participar em reuniões (internas ou externas) e defender as suas ideias perante grupos (clientes, colegas ou prescritores).
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- preparar e construir apresentações em função do tema, do objectivo e da audiência;
- fazer apresentações de forma firme e convincente;
- captar e manter a atenção do grupo;
- gerir a interacção com a audiência.
A orientação do curso fará apelo a uma pedagogia activa baseada em:
- exercícios práticos – individuais e em grupo;
- auto-diagnósticos;
- debates e trocas de experiências;
- simulações;
- exercícios para treino.