1. Desenvolver os métodos para decidir melhor: tomada de decisão individual
- Como decidir: etapas do processo lógico racional de tomada de decisão.
- Pontos fortes e limites do método racional:
- avaliação do grau de incerteza da situação;
- análise e avaliação do risco na tomada de decisão.
- Métodos para delimitar os problemas, estabelecer critérios e ponderar alternativas: multi-atributos, trocas equivalentes.
2. Identificar e classificar o seu estilo de tomada de decisão
- Auto-diagnóstico das tendências individuais (pontos fortes e pontos fracos).
- “Como tomo decisões?”
- Tomar consciência dos automatismos pessoais na análise da informação:
- reacções habituais em situações de crise e/ou de urgência.
3. Saber analisar a informação para decidir com eficácia
- Racionalidade e intuição: processos opostos ou complementares?
- Distorções e “armadilhas” na recolha e análise de informação para a decisão: ancoragem,
disponibilidade e representatividade. - “De vitória em vitória até à derrota final”: evitar a escalada irracional de compromisso, ou como inverter ou redireccionar uma decisão inadequada.
4. Tirar partido dos sistemas de apoio à decisão
- Decisão assistida por computador.
- Ferramentas de tratamento de informação para apoio à tomada de decisão.
- Antecipar cenários de aplicação da decisão para seleccionar a informação pertinente.
5. Decidir individualmente ou em grupo?
- Várias cabeças pensam melhor do que só uma? Vantagens e desvantagens da decisão em grupo.
- Graus de participação na tomada de decisão: quando consultar os parceiros e colaboradores.
- Problemas na tomada de decisão em grupo: procedimentos e técnicas para melhorar a qualidade da decisão.
- Técnicas de criatividade para a decisão em grupo:
- variantes do “brainstorming”.
- Grupo Nominal Delphi.
6. Passar da decisão à acção: como garantir a adesão dos outros
- Comunicar decisões: como reforçar a eficácia persuasiva das suas mensagens:
- em reuniões (equipas, comités, ou outros);
- num contacto individual.
- Conseguir a responsabilização de todos os implicados na decisão.
- Elaborar um plano de acção coerente com a natureza da decisão.
- Saber avaliar a eficácia das decisões: o balanço do plano de acção.
- Responsáveis que desejam melhorar as suas competências na tomada de decisão em situações de gestão de recursos e de pessoas.
No final da acção, os participantes serão capazes de:
- distinguir e aplicar métodos e técnicas de tomada de decisão complexa;
- resistir aos erros e ilusões que diminuem a qualidade das decisões;
- identificar as características individuais que fomentam ou perturbam a capacidade de decisão;
- tirar partido das ferramentas de apoio à tomada de decisão;
- usar técnicas de apoio à decisão em grupo;
- transformar a decisão num plano de acção.
Para além das intervenções do formador, a metodologia pedagógica do curso inclui exercícios práticos, envolvendo a utilização de instrumentos de decisão, estudo de caso, auto-diagnósticos individuais e simulações de decisão em grupo.